Home / Esportes

ESPORTES

Novos esportes nas olimpíadas

COI traz de vota modalidades após mais de 100 anos

Olimpíadas 2028

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a inclusão de cinco esportes para os Jogos Olímpicos de 2028, que acontecem em Los Angeles, nos Estados Unidos. As novidades do cardápio olímpico são: flag football, squash, lacrosse, críquete e beisebol/softbol.

As modalidades foram propostas pelo comitê organizador dos Jogos de Los Angeles e necessitaram da aprovação do comitê executivo do COI para serem incluídas no programa. É importante destacar que nenhum desses esportes estará em ação nas Olimpíadas de 2024, que ocorrerão em Paris.

As principais inovações são o squash e o flag football, que nunca estiveram presentes nos Jogos Olímpicos. O squash, aliás, tentou participar da competição por pelo menos duas décadas e só agora obteve a aprovação. O flag football é uma variação do futebol americano tradicional, porém com menos contato físico. Em vez de derrubar os adversários com um tackle, os atletas precisam retirar uma fita presa na cintura dos oponentes para interromper as jogadas.

Além dessas duas estreias, outras modalidades retornam após mais de um século. O lacrosse, amplamente praticado nos Estados Unidos, sobretudo nas universidades, deixou de fazer parte das Olimpíadas em 1908, apesar de ter sido demonstrado nos Jogos de 1928, 1932 e 1948. O críquete teve uma participação ainda mais antiga, sendo incluído apenas em uma Olimpíada, a de 1900, em Paris. No entanto, ambos sofrerão adaptações para os Jogos de Los Angeles em 2028. O lacrosse será jogado com seis atletas de cada lado, em vez dos tradicionais dez. O críquete utilizará a versão menor, conhecida como "twenty".

Por fim, o beisebol (masculino) e o softbol (feminino) retornam ao programa olímpico. Essas modalidades fizeram parte dos Jogos de Atlanta-1996, Sidney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008, foram retiradas do programa em Londres-2012 e no Rio de Janeiro-2016, para então retornarem em Tóquio-2020.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias