O clássico está de volta
Redação DM
Publicado em 12 de abril de 2016 às 03:11 | Atualizado há 10 anosDevido ao fracasso de público nos clássicos do primeiro turno e a desaprovação popular da medida de torcida única, foi decidido ontem, em reunião na Federação Goiana de Futebol (FGF), que os clássicos entre Vila Nova e Goiás, pela semifinal do Campeonato Goiano, terão as torcidas dos dois time no Estádio Serra Dourada, com espaço dividido igualmente.
Participaram da reunião o presidente da FGF, André Pitta, o vice-presidente da entidade, Ronei Freitas, e o comandante do Batalhão de Eventos da Polícia Militar, tenente-coronel Cláuber Rocha. Representando os clubes, estiveram o presidente do Goiás, Sérgio Rassi, o gestor de futebol do clube, Felipe Ximenes, e o presidente do Vila Nova, Gutemberg Veronez.
A experiência de torcida única não foi bem recebida pelas duas diretorias. Na abertura do Campeonato Goiano, o jogo com mando de campo do Vila Nova teve um público pagante de apenas 8.874 torcedores (9.787 presentes), para uma renda de R$ 231.240.
Na semana seguinte à derrota por 2 a 0, o presidente colorado, Gutenbergue Veronez, saiu lamentando o baixo público, admitindo que a decisão da torcida única tinha sido um erro coletivo dos diretores envolvidos. Além disso, integrantes das duas torcidas organizadas do Vila Nova entraram em conflito nas arquibancadas, demonstrando o fracasso da operação.
O mandatário vilanovense, em entrevista à Rádio 730, comemorou a decisão da revogação do decreto de torcida única, assinado antes de o estadual começar: “Foi uma reunião muito produtiva e saudável, muito pautada na paz que precisamos no estádio. Juntamente com o Sérgio Rassi e o presidente da Federação, tomamos as medidas para que esse clássico seja apenas dentro de campo, com muita paz”, disse.
No segundo turno, com mando do Goiás, o público foi um pouco maior, com 13.913 pagantes (14.757), com uma renda de R$ 157.745. Mesmo com o aumento de torcedores, a diretoria esmeraldina esperava mais de 20 mil torcedores. Na semana passada, o presidente Sérgio Rassi já havia declarado também o desejo pela volta do clássico com duas torcidas, caso ocorresse nas fases finais do Goiano.
Rassi também exaltou o retorno das duas torcidas ao maior clássico do Estado: “A rivalidade tem que ficar apenas dentro de campo. Saímos da reunião imbuídos do mesmo papel, que é dar ao nosso torcedor toda segurança”, destacou.
O primeiro duelo das semifinais será no próximo domingo (17), às 16h, com mando do Vila Nova. A diretoria do Tigre estabeleceu os preços dos ingressos em R$ 40 nas arquibancadas e R$ 60 nas cadeiras. Correntistas do Sicoob e torcedores que apostarem em um dos dois times na Timemania pagam meia-entrada.