Esportes

Palco do boxe nos jogos está em construção

Redação DM

Publicado em 6 de novembro de 2015 às 01:52 | Atualizado há 11 anos

Embora não tenha sido feita nenhuma divulgação, o palco onde irão acontecer as lutas de boxes, nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, já está em construção há cerca de dois meses no Riocentro, revelou a Folha de S. Paulo. Trata-se do pavilhão 6 do centro de convenções, com 7.500 m² e capacidade para 9.000 torcedores. Depois de ter as fundações estaqueadas no subsolo, ontem, terá a primeira estrutura externa instalada. A obra era prevista para ser temporária e sairia por cerca de R$ 45 milhões. Porém, a pequena diferença de custos, segundo a prefeitura, fez com que compensasse erguer uma estrutura definitiva, por R$ 51 milhões.

Outro ponto defendido é que a manobra permite que “o município não entre com recursos próprios nas obras de construção e adaptações no Riocentro e na Arena Rio, além de dar utilização a um ativo municipal como forma de pagamento”, divulgou a assessoria da prefeitura em nota. A previsão de conclusão é março do próximo ano.

Além de não ser divulgada pela prefeitura, a obra do pavilhão 6 também não integra a Matriz de Responsabilidades. O documento informa os responsáveis pelas obras das arenas esportivas, custos, prazos e estágio das construções, e teve sua última atualização no mês de agosto com o custo de R$ 6,67 bilhões. Como também relatou a Folha de S.Paulo, o anúncio da construção do pavilhão 6 também não foi publicado de maneira clara no Diário Oficial, pois não havia referência aos Jogos Olímpicos.

As negociações para a construção da instalação que também vai receber o vôlei sentado nas Paralimpíadas envolveram a prefeitura e a GL events, empresa francesa que adquiriu a concessão do Riocentro em 2006 por 50 anos. Para convencer a GL a assumir a obra e as reformas dos outros três pavilhões que vão receber o tênis de mesa, o levantamento de peso e o badminton, a prefeitura ofereceu a renovação da concessão da Arena Olímpica por mais 30 anos, porém sem a necessidade de nova licitação para o próximo período. A GL explora a casa da ginástica nos Jogos desde 2007, e o contrato de R$ 27 milhões expira no próximo ano. Pelo novo acordo, a empresa deverá investir R$ 73 milhões nas reformas para os Jogos. Um valor menor, se for diluído anualmente: R$ 3 milhões no primeiro contrato e R$ 2,4 milhões no segundo.

Além dos R$ 51 milhões na construção do pavilhão 6, a GL também vai assumir outras obras no Riocentro, no valor de R$ 12 milhões, e na Arena Olímpica, de R$ 10 milhões. No primeiro constam intervenções nos três pavilhões, como reformas na iluminação, no sistema de incêndio, melhoria na acústica e implantação de esgoto subterrâneo na área externa. No segundo estão previstas uma nova rampa de acesso, repintura externa, adequação nas instalações elétricas e na estação de energia, revisão no sistema de exaustão da subestação elétrica e nova iluminação.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia