Pedra no sapato
Redação
Publicado em 16 de março de 2018 às 02:01 | Atualizado há 7 anos
O Fluminense conseguiu um passo importante para tentar tirar Gustavo Scarpa do Palmeiras. A liminar que liberava o atleta para acerto com o Verdão foi derrubada por 5 votos a 4 em julgamento realizado no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro. O estafe do atleta vai recorrer da decisão ao TST (Tribunal Superior do Trabalho), em Brasília.
A decisão não é definitiva. Ela apenas cassou a liminar que favorecia o jogador. Agora, o caso terá o trâmite normal na 70ª Vara do Trabalho do Rio. No final de 2017, Gustavo Scarpa entrou na Justiça contra o Fluminense por conta de R$ 9 milhões devidos pelo clube ao jogador, entre salários, direitos de imagem e outras pendências. Em janeiro, o meia conseguiu a rescisão contratual na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro e assinou com o Palestra por cinco temporadas.
Independente da questão, o meia treinou normalmente nesta quinta. Na principal atividade do dia, em que Roger Machado escalou titulares e reservas, Scarpa seguiu no time dos suplentes. Ao final do treino, o camisa 14 publicou selfie em que aparece sorrindo no vestiário da Academia de Futebol.
De acordo com João Henrique Chiminazzo, advogado especialista em direito esportivo, o jogador volta a pertencer ao clube carioca. Contudo, ele pode continuar atuando enquanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não for notificada e alterar a situação do meio-campista no Boletim Informativo Diário (BID).
“Na verdade, em tese, como a liminar foi derrubada, ele teria que voltar para o Fluminense. E aí vamos ter um baita de uma confusão jurídica porque ele já foi registrado no Palmeiras. Então há o risco de o Fluminense, diante da impossibilidade do Scarpa voltar, cobrar a multa do jogador ou do Palmeiras”, declarou.
O próximo passo para o Palmeiras, que ainda não foi notificado, e para Gustavo Scarpa é entrar com um recurso, recorrendo da decisão. No entanto, o simples fato de o jogador de 24 anos entrar com o recurso não o libera para voltar a defender o Verdão.
“Hoje tem uma decisão dizendo para ele voltar para o Fluminense. Ele teria que entrar com um recurso contra essa decisão, fundamentar que ele não consegue voltar para o Fluminense e conseguir uma nova liminar para seguir no Palmeiras. Se não conseguir essa nova liminar, ele vai ter que voltar para o Fluminense”, finalizou.
O novo capítulo no imbróglio jurídico acontece justamente no melhor momento de Scarpa no Palmeiras. Após uma longa pré-temporada, o camisa 14 marcou seus primeiros gols pelo clube no último domingo, em vitória sobre o Ituano.