Esportes

Prêmio de melhor do mundo da Fifa provoca debates

Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2024 às 23:34 | Atualizado há 1 ano

No próximo dia 15, a Fifa irá premiar o melhor jogador da última temporada. E a lista de indicados tem gerado discussões interessantes entre torcedores mundo afora. Muitos deles também têm tentado adivinhar quem será o vencedor com o Código promocional Novibet.

Os três indicados ao prêmio são Erling Haaland, Lionel Messi e Kylian Mbappé. Como quase sempre acontece, houve polêmica instantânea no mundo do futebol assim que a Fifa anunciou os nomes.

Mas, além de preferências pessoais, o principal motivo dos debates é o fato de a Fifa não considerar a última Copa do Mundo em seu período de avaliação. Ou seja, só vale aquilo que os jogadores fizeram de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023.

Dessa forma, os nomes de Messi e Mbappé parecem um pouco fora de lugar, afinal, eles tiveram grande destaque na Copa do Mundo, mas no restante da temporada não se sobressaíram ao ponto de serem indicados ao prêmio de melhor do mundo.

Cristiano Ronaldo, por exemplo, teve um ano muito superior ao de Messi. Ele terminou 2023 com 54 gols e 15 assistências, contra 28 bolas na rede e 12 passes a gol do argentino.

Embora, é claro, o prêmio só analise a atuação dos jogadores até o fim de agosto, já é possível ter uma ideia do que cada um fez ao longo da temporada.

Mas a indicação ao Fifa The Best acaba sendo um prato cheio para polêmicas. Isso porque a entidade máxima do futebol recebe votos de capitães e treinadores de seleções ligadas a ela, assim como de jornalistas e torcedores, que fazem suas escolhas pela internet.

É quase inevitável, portanto, que nomes sejam escolhidos com base em preferências, nacionalidade e até mesmo amizade pessoal. As indicações, ao fim e ao cabo, não obedecem a critérios objetivos.

Passagem de bastão

De todo modo, a indicação de Messi, Haaland e Mbappé simboliza uma passagem de bastão geracional.

O argentino foi o grande nome do futebol nos últimos 15 anos, ao lado de CR7, enquanto Mbappé e Haaland são dois dos principais jogadores da nova geração.

Isso mostra o poder do futebol, que, geração após geração, continua a produzir grandes craques e ídolos mundiais. Em 2023, analisando o futebol de forma objetiva, Haaland seria o nome mais indicado a ficar com o troféu.

Mas, com todas as peculiaridades do prêmio da Fifa, o ganhador permanece um mistério. Messi conquistará mais um troféu individual ou Haaland e Mbappé vencerão o Fifa The Best pela primeira vez? Isso é o que torcedores do mundo todo estão tentando descobrir.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias