Esportes

Promessa do Brasil ganha vaga no Australian Open

Redação DM

Publicado em 5 de janeiro de 2018 às 00:22 | Atualizado há 8 anos

Além da presença de Bia Ha­ddad Maia na chave principal feminina do Australian Open, o Brasil também terá um represen­tante na chave principal mascu­lina do primeiro Grand Slam de 2018. O paulista Rogério Dutra Silva, número 101 do ranking da ATP, herdou a vaga do japonês Kei Nishikori, número 22 do mundo, que anunciou sua desistência do torneio na quarta-feira.

Afastado das quadras desde o Masters 1000 de Montreal, em agosto, Nishikori ainda não se re­cuperou da lesão no punho di­reito que o fez abandonar a úl­tima temporada na metade do ano. Com isso, Rogerinho aca­bou beneficiado e irá disputar o Aberto da Austrália pela segun­da vez na carreira. No ano passa­do, o tenista de 33 anos chegou à segunda rodada do Grand Slam.

O Brasil ainda terá dois repre­sentantes na chave principal de dupla masculina: o duplista nú­mero 1 do mundo, Marcelo Melo, que jogará ao lado de seu par­ceiro, o polonês Lucasz Kubot, e Bruno Soares, que tem como par­ceiro, o britânico Jamie Murray.

Já o número 2 do país de sim­ples, Thomaz Bellucci desistiu do quali. Fora das quadras des­de o US Open, o paulista ainda não se recuperou de uma lesão no tendão de Aquiles e só deve voltar a atuar na gira sul-ameri­cana de saibro.

Mas outros quatro brasilei­ros tentarão furar o quali: Thiago Monteiro e João “Feijão” Souza, em simples, e Marcelo Demoli­ner e André Sá, nas duplas.

No juvenil, o Brasil conta com a presença de cinco tenistas na chave principal: Thiago Wild, João Lucas Reis, Matheus Pu­cinelli e Igor Gimenez, além de Gilbert Klier no quali.

DUPLAS

A temporada nem bem come­çou e o brasileiro Bruno Soares está em mais uma decisão. Ao lado do parceiro, o britânico Jamie Murray, o mineiro venceu a dupla formada pelo espanhol Feliciano Lopez e pelo norte-americano Ra­jeev Ram por 6/3, 4/6 e 10/6, em 1h17 de partida, e está na final do ATP 250 de Doha, evento dispu­tado sobre piso duro, no Qatar.

Na decisão, Soares e Murray enfrentarão o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic, que bateram os espanhóis Pablo Carreno Busta e Guillermo Gar­cia-Lopez por 2 sets 0, com par­ciais de 6/3 e 6/4. O confronto está marcado para as 11h30 des­ta sexta-feira (horário de Brasí­lia). As parcerias já se enfrenta­ram na final de Stuttgart, no ano passado, quando Soares e Mur­ray levaram a melhor na grama.

Esta é a 52ª final da carreira de Soares. Juntos, os dois con­quistaram seis títulos, com des­taque para o Australian Open e o US Open, ambos em 2016. No total, Soares tem 26 títulos de duplas no currículo.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia