Home / Esportes

ESPORTES

Seleção brasileira vive grave crise, mas há luz no fim do túnel

.

Nas últimas duas décadas, a seleção brasileira deixou de ser a grande protagonista do futebol internacional para se tornar uma equipe mediana. A crise assusta, mas há uma luz no fim do túnel: o surgimento de jovens promessas. Por isso, torcedores de todo o país estão utilizando as principais casas de apostas para tentar prever o futuro de jogadores como Endrick e Vitor Roque.

Afinal, os dois estão entre as principais esperanças do futebol brasileiro para os próximos anos. Negociados com Real Madrid e Barcelona, respectivamente, eles já mostraram muito talento, apesar da pouca idade.

Vale lembrar que Endrick, de apenas 17 anos, foi um dos grandes responsáveis pela arrancada do Palmeiras no Brasileirão 2023. O jogo contra o Botafogo, em que o Alviverde perdia por 3 a 0 e virou para 4 a 3, foi construído pelo garoto, que anotou dois golaços e comandou a equipe.

Aquele jogo colocou o Verdão na disputa pelo título – e o caneco acabou, de fato, ficando com a equipe paulista.

Enquanto Vitor Roque, um ano mais velho, já vem se destacando desde 2022, quando foi decisivo na campanha do Athletico Paranaense na Libertadores. Naquele ano, o Furacão ficou com o vice-campeonato, perdendo a final para o Flamengo.

E em 2023, ele também mostrou faro de gol e teve grandes atuações, mas sofreu uma lesão que o tirou da reta final do Brasileirão. Negociado com o Barcelona, ele já vestirá as cores do clube catalão no início de 2024.

Já Endrick ainda fica no Palmeiras até a metade do ano que vem. Os dois atacantes, portanto, geram grande expectativa nos torcedores, e é preciso que isso não se transforme em uma pressão difícil de ser suportada. É preciso dar tempo ao tempo e considerar que ambos ainda são muito jovens e, talvez, precisem de alguns anos para dar o retorno esperado.

Outras promessas

Se Endrick e Vitor Roque ainda terão de se provar na Europa, há outros jovens que já vêm se destacando no Velho Continente. Talvez o mais talentoso deles seja Rodrygo, que, apesar de já parecer um veterano, tem apenas 22 anos.

O craque merengue, portanto, também tem muito a amadurecer e evoluir. De todo modo, com a camisa do Real Madrid, ele já brilhou e mostrou poder de decisão. Será que, na próxima Copa do Mundo, quando terá 25 anos, ele conseguirá se destacar com a amarelinha?

Apesar de estar passando por uma crise sem precedentes, o Brasil, como sempre, pode ter alguma esperança em seus jovens jogadores. Há nomes interessantes surgindo e, se tudo der certo, a seleção brasileira conseguirá começar a se reerguer no futuro próximo.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias