Esportes

Senegal vence e conquista vaga nas oitavas de final da Copa

Redação DM

Publicado em 29 de novembro de 2022 às 16:59 | Atualizado há 3 anos

O Equador foi eliminado da Copa do Mundo do Catar, ao ser derrotado na tarde de hoje, 29, pelo placar de 2 a 1 por Senegal. Com o resultado, a seleção equatoriana é a primeira do continente sul-americano a voltar para casa após a disputa. Senegal por sua vez com a vitória se junta a Holanda, Brasil, França e Portugal classificadas entre as melhores 16 e com vaga nas oitavas do mundial.

O Jogo

Em busca de uma vaga nas oitavas de finais, Senegal e Equador, entraram em campo no início da tarde desta terça-feira, 29, pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar. 

O Equador precisava apenas do empate para ficar com a vaga para as oitavas de finais da competição, enquanto os senegaleses para conseguir avançar tinham que vencer os equatorianos.

E em busca de vencer a partida, Senegal foi melhor durante a primeira metade do jogo, enquanto pouco se viu do Equador na primeira etapa.

Senegal chegava, mas pecava nas finalizações e no último passe. A tendência era que o empate fosse se manter na primeira etapa.

Mas aos 43′ a arbitragem marcou uma penalidade para Senegal, Ismaila Sarr, foi para a cobrança e não deu chance para o goleiro Galindez e abriu o placar no final da primeira etapa.

Com o resultado da primeira etapa, Senegal desceu para o intervalo com a vantagem no placar, e também com uma das vagas para a próxima fase nas mãos.

Equador empata, mas não tem tempo de comemorar

Com o resultado negativo, o Equador teve que mudar a postura, e passou a levar mais perigo ao gol de Senegal. Os equatorianos chegaram ao empate aos 21′ da etapa complementar, após cobrança de escanteio, houve um desvio na primeira trave e Moíses Caicedo apareceu sozinho para empurrar a bola para o fundo da rede e empatar o jogo.

Com o empate em 1 a 1, o Equador se classificaria para as oitavas de finais da Copa do Mundo do Catar, e se juntaria a equipes como Holanda, Brasil, França e Portugal. No entanto, os sul-americanos não tiveram muito tempo de comemorar.

Dois minutos e meio após empatar o jogo, o Equador viu Senegal marcar o segundo e desempatar a partida. Após cobrança de falta, a bola bateu no atacante Ener Valência e sobrou livre para o zagueiro Koulibaly que sozinho marcou o gol que deu a vitória aos africanos e consequentemente a classificação para a próxima fase da competição.

Com a vitória Senegal se junta a Holanda e garante uma das duas vagas do Grupo A, os adversários de ambos serão conhecidos na tarde desta terça-feira, 29, após os dois jogos do Grupo B.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia