Terceira Divisão do Goianão 2025: clubes se reforçam para disputa pelo acesso
Léo Carvalho
Publicado em 21 de agosto de 2025 às 07:00 | Atualizado há 6 horas
Com aproximação do ponta pé inicial do Campeonato Goiano da Terceira Divisão de 2025, para setembro, os clubes entram na reta final do processo de estruturação e fortalecimento, como Pires do Rio, Bom Jesus e Santa Helena.
A competição será disputada em pontos corridos, com todas as equipes se enfrentando em turno único, totalizando 11 rodadas. Ao final, as três primeiras colocadas entre os 12 clubes garantem passagem à Divisão de Acesso de 2026, enquanto o clube que somar o maior número de pontos conquista o título da Terceira Divisão.
Formatação do time
Na expectativa de brigar por uma das vagas de acesso do futebol goiano, o Pires do Rio anunciou recentemente o treinador Romeu Mendes, de 51 anos. Ele vinha atuando nas categorias de base do Atlético Goianiense e, embora esta seja sua primeira experiência à frente de um time profissional, possui vasta experiência como jogador, com passagens por clubes como Goiás, Corinthians, Atlético-MG e Botafogo.
Explore mais
Campeonato Goiano 3ª Divisão começa em setembro com jogos em pontos corridos e tabela única
Reforços estratégicos
Outro time que também sonha em carimbar o passaporte para a Divisão de Acesso é o Bom Jesus Esporte Clube. Para reforçar essa meta, o clube conta com a volta do experiente goleiro Leandro, de 37 anos, que estava atuando no futebol mineiro. O arqueiro, inclusive, foi campeão da Segunda Divisão de Minas Gerais pelo North FC.
Além disso, Leandro acumula passagens por vários clubes goianos, incluindo o trio anapolino — Anápolis, Grêmio Anápolis e Anapolina. O goleiro também já defendeu as cores do Goianésia e do Rio Verde, reforçando sua bagagem no futebol estadual. Outro reforço que chega ao Pires do Rio é o atacante Tiaguinho, de 24 anos, que atuava no Galícia-BA e tem passagens por diversos clubes do futebol brasileiro. Com a equipe baiana, ele foi vice-campeão Estadual da Segunda Divisão.
Elenco reforçado
Quem também se prepara a todo vapor é a Santa Helena, que apresentou na última segunda-feira (18) alguns de seus jogadores e o técnico Gustavo Marciano, de 44 anos. Recentemente, ele comandou o Tupy de Jussara na Divisão de Acesso do Goianão 2025, onde a equipe terminou na quinta colocação, somando 16 pontos.
Na sua chegada ao Fantasma do Sudeste, o técnico Gustavo Marciano trouxe alguns de seus comandados do Tupy de Jussara, como o lateral direito Daniel Mendonça e o volante Bruninho. Além deles, o zagueiro Alysson, ex-Assisense-SP, o volante Guilherme Pitbull e o meia Rafael Sayão, ambos ex-Iporá-GO, e os atacantes Fábio, ex-Inhumas-GO, e Natan, que atuava no futebol suíço, reforçam a equipe
Disputa acirrada
Contudo, o campeonato promete ser difícil. Sem a possibilidade de “recuperação” em mata-mata, cada rodada conta, aumentando a pressão sobre os clubes. Nem mesmo times tradicionais, que também se reforçam, como Itumbiara e América, terão vida fácil.