Theo Salomão, tricampeão brasileiro de Kart, conquista título do USPKS nos EUA
Léo Carvalho
Publicado em 19 de agosto de 2025 às 18:52 | Atualizado há 2 minutos
No último final de semana, o kartódromo New Castle Motorsports Park, em Indiana (EUA), foi palco da decisão da United States Pro Kart Series (USPKS), onde o goiano Theo Salomão confirmou o favoritismo e garantiu mais um título para o Brasil. O circuito é um dos mais importantes eventos do kartismo norte-americano.
Com uma vitória e dois segundos lugares nas classificatórias, Theo largou em 3º na final da categoria KA100 Junior, logo atrás de Travis Pettit, seu principal rival na disputa pelo campeonato. Em uma corrida eletrizante, o brasileiro manteve ritmo forte, cruzou a linha de chegada na 3ª posição e comemorou o título, enquanto Pettit abandonava a prova após 14 voltas das 18 previstas.
“Estou muito feliz com este título. O kartismo nos Estados Unidos é muito difícil e equilibrado e ser campeão mostra que fizemos tudo certo”, celebrou Theo, destacando o trabalho da Orsolon Racing, equipe comandada pelo brasileiro Fábio Orsolon.
“A rodada final teve quase 50 inscritos e o campeonato como um todo chegou a ter mais de 70 pilotos em seu início. Superar a todos foi sensacional”, comemorou o piloto goiano.
Além da conquista na KA100 Junior, Theo também competiu na X30 Junior, onde terminou o campeonato em 5º lugar. “Fui tirado da pista na final, não fosse isso eu poderia ter sido vice-campeão”, lamentou.
A campanha coroou uma temporada impecável: na rodada final, 46 pilotos alinharam no grid, mas ao longo do campeonato mais de 70 competidores participaram da categoria. A vitória de Theo reforça o protagonismo brasileiro no kartismo internacional e consolida o nome do jovem goiano como promessa mundial do automobilismo.