Home / Goiânia

GOIÂNIA

Confira os acontecimentos que marcaram os 88 anos de Goiânia

Goiânia, a primeira cidade brasileira planejada, faz 88 anos no próximo domingo, 24. Em seu aniversário vale lembrar alguns acontecimentos que marcaram a história da capital.

Césio 137

Em setembro de 1987, aconteceu o acidente com o Césio-137. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou o acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.

As vítimas que tiveram contato com o material radioativo apresentaram, desde os primeiros dias, náuseas, vômitos, diarreia, tonturas e lesões do tipo queimadura na pele

O acidente gerou 3500 m3 de lixo radioativo, que foi acondicionado em containeres concretados. O repositório definitivo deste material fica na cidade de Abadia de Goiás, a 23 km de Goiânia, onde a Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CNEN), executa a monitoração dos rejeitos radioativos e controle ambiental.

Leonardo Pareja, o criminoso que desafiou a polícia goiana

Entre os anos de 1995 e 1996, Leonardo Pareja dominou os noticiários. Ele ficou mais de um mês fugindo da polícia de Goiânia, comandou sequestro, assalto e até rebelião no antigo Cepaigo de Aparecida de Goiânia, que durou sete dias, e resultou na fuga de 43 presos.

Pareja foi morto com sete tiros, por colegas de prisão, no dia 10 de dezembro de 1996, após ser recapturado pela polícia em Porangatu.

Morte do cantor Leandro

Foto: Reprodução/Redes sociais

No dia 23 de junho de 1998, o sertanejo Leandro que fazia dupla com o irmão Leonardo, teve a trajetória interrompida por um câncer raro que o levou à morte aos 36 anos.

O sequestro do irmão do Zezé Di Camargo

Foto: Reprodução/Instagram

Em dezembro de 1998, Welington Camargo, irmão da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, sofreu um sequestro. Ele ficou 94 dias em cativeiro e teve parte da orelha cortada.

Assassinato de Cara Marie Burke

Cara Marie Burke e o namorado Mohammed D’Ali Carvalho dos Santos Foto: Reprodução

No ano de 2008, a estudante inglesa Cara Marie Burke, de 17 anos, foi morta e esquartejada pelo namorado Mohammed D’Ali Carvalho dos Santos. O crime durou dois dias. Em depoimento, o namorado dela contou que após matar Cara, foi a uma festa e quando voltou a esquartejou. O tronco da vítima foi encontrado em uma mala. O rapaz ainda tirou fotos dos pedaços do corpo com o celular. Condenado a pena de 21 anos de prisão e morreu na penitenciária Odenir Guimarães (POG), com suspeita de overdose.

Queda do avião no Flamboynt

Em 2009, um avião monomotor caiu no estacionamento do shopping Flamboyant. Cleber Barbosa da Silva, e a filha, Penélope Barbosa Correia, de 5 anos, morreram na queda. Ele roubou a aeronave e fugiu com a filha, após agredir a esposa com um extintor e jogá-la para fora do veículo que estavam.

Serial Killer Thiago Henrique

Foto: Divulgação

Conhecido como ‘serial killer de Goiânia’ o vigilante Tiago Henrique Gomes da Rocha, de 26 anos, foi apontado como o autor de 39 mortes na capital e ganhou repercussão na imprensa internacional. Ele enfrentou 40 julgamentos por homicídios e está preso desde 14 de outubro de 2014.

Incêndio no CIP

O incêndio em uma cela do Centro de Internação Provisória (CIP) no Sétimo Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Europa, em Goiânia, deixou nove mortos e vários feridos em 2018. Na época foi dito que os próprios internos teriam dado início às chamas durante uma suposta tentativa de rebelião.

Campeonato mundial de motovelocidade

Foto: Divulgação

No dia 13 de dezembro de 2020 a grande final do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade aconteceu em Goiânia. O palco do show de duas rodas foi o Autódromo Internacional de Goiânia, ou Ayrton Senna como é conhecido.

Atentado no Colégio Goyases

Foto: Reprodução

Em 2017, um ataque ao Colégio Goyases, deixou duas pessoas mortas e cinco feridas. O crime foi cometido por um aluno de 14 anos, que cursava o oitavo ano do ensino fundamental e entrou atirando no local.

Shows que marcaram Goiânia

A-HA

Em 1991, A-HA uma das bandas pop de maior sucesso dos anos 80 desembarcaram em Goiânia, durante uma turnê com 14 shows no brasil.

Shakira

Em sua primeira turnê no ano de 1996, Shakia passou por Goiânia. O show aconteceu no Estádio Antônio Accioly.

Paul MacCartney

Foto: Reprodução

O ex-BeatlePaul McCartney fez história na capital goiana ao levar a superprodução 'Out There!' para o Serra Dourada em 2013. O evento contou com mais de 45 mil pessoas e muitas delas chegaram antes da abertura oficial dos portões.

Demi Lovato

Foto: Reprodução

Em 2017, foi a vez de Demi Lovato, uma das maiores estrelas pop da atualidade. Ela apresentou no Villa Mix para 40 mil pessoas.

Leia também:

Mais vídeos:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias