Home / Goiânia

GOIÂNIA

Autódromo de Goiânia recebe 250 mil visitantes em 2023

A praça esportiva sediou as principais categorias do automobilismo nacional, com etapas da Stock Car, Superbike Brasil e Copa Truck

Autódromo é utilizado também para
passeios de motos e outras atividades esportivas Autódromo é utilizado também para passeios de motos e outras atividades esportivas

Seguindo o ritmo de temporadas anteriores, o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna fecha o ano de 2023 com público de cerca de 250 mil pessoas. A praça esportiva administrada pelo Governo de Goiás sediou as principais categorias do automobilismo nacional, com etapas da Stock Car, Superbike Brasil e Copa Truck, além de também ser destaque da Porsche Cup e da Endurance Brasil. Do cenário regional, o espaço recebeu etapas do Goiás Superbike e do Centro-Oeste de Marcas e Pilotos.

Titular da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL), Edson Sales diz que o autódromo tem sido palco de “emoções intensas, velocidade inigualável e momentos inesquecíveis desde sua inauguração, em 1974. “Nessas cinco décadas de existência, o autódromo passou por momentos significativos e hoje segue moderno e seguro, o que o torna único. E o Governo de Goiás tem feito ações que refletem compromisso em proporcionar boas experiências para pilotos e público em geral”, comenta Edson.

Representante goiano na Stock Car, o piloto Raphael Teixeira ressaltou o orgulho de defender a bandeira do estado. “O Autódromo de Goiânia é muito especial para mim, eu cresci aqui dentro. Tive grandes resultados. Em 2023 pude utilizar o número 49, em homenagem ao seu aniversário, e espero usar o 50 no ano que vem, para contemplar essa data tão importante para o melhor autódromo do Brasil”, afirmou Raphael, se referindo ao cinquentenário que será completado em 2024.

Piloto brasileiro com maior número de corridas na Fórmula 1, Rubens Barrichello também correu em Goiânia pela Stock Car. Com um bom histórico no circuito, Rubinho venceu as duas corridas da categoria e tem um apreço especial pela pista. “Goiânia é muito especial para mim, desde que eu comecei a carreira. Me identifico muito não só pelas vitórias, mas pela alegria do povo, o calor, gosto muito da cidade. Corri muito aqui pela Fórmula Ford, e quando entrei para Stock Car e voltei a correr aqui em Goiânia foi uma alegria imensa”, enalteceu Barrichello.

O ex-Fórmula 1 Felipe Massa também considera o autódromo um dos melhores do Brasil. “É um dos melhores do país hoje em dia, com boa estrutura, opções de traçados misto e anel externo e é a pista que marcou a primeira vez que guiei um Fórmula Chevrolet em um treino em 1996 e a minha estreia na Stock Car em 2021”, disse.

Outros esportes

Além de servir ao esporte a motor, o Autódromo de Goiânia também é utilizado quase que diariamente para outras atividades esportivas. Para o triatleta Santiago Ascenço, a utilização da praça para treinamentos é fundamental para a segurança e desenvolvimento dos atletas. “Eu posso dizer que os atletas goianos são extremamente privilegiados em poder treinar no Autódromo de Goiânia, porque é uma realidade que não existe nos outros estados. É uma garantia de treinos de qualidade, com alto nível de rendimento, mas também um atrativo para ciclistas iniciantes, de todas as idades, sem o perigo das ruas e estradas”, comemorou o atleta.

Atleta de ciclismo de estrada, tendo no currículo três Olímpiadas, título mundial dos Jogos Militares, 26 títulos brasileiros, entre outros, a multicampeã Janildes Fernandes também treina no Autódromo de Goiânia. “Treinar lá é de extrema importância para todos os amantes do esporte no estado. Lá a gente se sente mais seguro e tem menos riscos de acidentes. Os atletas se sentem honrados em ter aquela estrutura disponível, que certamente não tem preço”, destaca.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias