Home / Goiânia

GOIÂNIA

Centro de Controle Integrado da Prefeitura aumenta vigilância das ruas

Câmeras da Prefeitura estão espalhadas pelas regiões da Capital e monitoram as ruas 24 horas por dia

Goiânia tem utilizado o sistema de videomonitoramento, com câmeras instaladas em ruas, avenidas, parques ambientais, praças, escolas e unidades de saúde. Os equipamentos ajudam a formar provas contra ações criminosas, a exemplo de roubos, furtos e depredação ao patrimônio do município. No total, são mais de duas mil câmeras espalhadas pela cidade.

O Centro de Controle Integrado (CCI), operado na sede da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Sictec), recebeu investimento de R$ 15 milhões, recurso empregado, por exemplo, na instalação de fibra óptica e videomonitoramento, com 251 câmeras Speed Dome 360° de alta resolução e zoom, que garante visibilidade, agilidade e precisão. E, ainda, câmeras LPR para leitura de placas de veículos para o projeto de cercamento eletrônico e para o controle do tráfego dos ônibus no BRT Norte-Sul.

A tecnologia do cercamento eletrônico tem sido cada vez mais utilizada como uma importante aliada dos órgãos de segurança. Trata-se de um sistema inteligente de monitoramento composto por dispositivos de captura de imagens e recursos avançados de detecção e análise. É mais ferramenta para auxiliar, por exemplo, no combate ao furto e roubo de veículos.

O BRT Norte-Sul já dispõe de monitoramento de todo o seu trecho construído, com câmeras PTZ e LPR, e está em andamento a implantação de câmeras e Wi-Fi nos terminais e estações. Atualmente, há 32 câmeras instaladas no Terminal Isidória e 12 no Terminal Paulo Garcia. Já no Terminal Hailé Pinheiro, o processo de instalação está em andamento.

Além do BRT Norte-Sul, as câmeras também estão instaladas nos parques Macambira, da Vizinhança, Bernardo Ellis, Vaca Brava, Cascavel e Parque Flamboyant, e anda nas praças do Trabalhador, do Violeiro, do Sol, das Mães e do Ipê.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias