Home / Goiânia

GOIÂNIA

Goiânia: 90 Anos de história e progresso urbano

A cidade foi cuidadosamente planejada para se tornar a nova capital

As primeiras ruas de Goiânia são um resgate vívido da memória que envolve a criação dessa cidade apaixonante. À medida que outubro chega ao fim, nos deparamos com várias oportunidades para explorar as origens e características marcantes que moldaram a capital de Goiás ao longo das décadas.

O 90º Aniversário de Goiânia

No próximo dia 24 de outubro, Goiânia celebrará seu 90º aniversário, marcando mais um ciclo de eventos tradicionais e históricos no estado de Goiás. A cidade foi cuidadosamente planejada para se tornar a nova capital, sucedendo a antiga Vila Boa. Suas ruas foram projetadas como testemunhos do progresso urbano almejado pelo Brasil naquela época.

O arquiteto Atílio Correia Lima desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do nosso espaço urbano, projetando as ruas com uma visão futurista. A Alameda Central, agora conhecida como Avenida Goiás, foi uma das primeiras vias a ser criada, cortando a cidade de norte a sul e servindo como uma espinha dorsal para o crescimento urbano.

Outras ruas notáveis, como a Rua 3, a Avenida Anhanguera e a Rua 4, começaram a tomar forma, dando os primeiros passos para a construção da malha urbana que admiramos hoje. Essas vias iniciais não eram apenas estradas; eram trilhas para as futuras gerações.

O Início de Goiânia

Como em qualquer progresso urbano no Brasil, Goiânia enfrentou desafios no início de sua criação. No entanto, a determinação dos pioneiros e o espírito visionário prevaleceram. Ao longo do tempo, essas ruas testemunharam o surgimento de comércios, residências e espaços públicos que contribuíram para a identidade única de Goiânia.

As primeiras ruas de Goiânia permanecem como testemunhas das transformações pelas quais a cidade passou. Ao celebrarmos mais um aniversário, temos a oportunidade de nos conectar e celebrar a história, valorizar o progresso alcançado e olhar com entusiasmo para o futuro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias