Goiânia é premiada em São Paulo por metronização no transporte público
DM Redação
Publicado em 26 de setembro de 2025 às 16:02 | Atualizado há 4 horas
A capital goiana alcançou destaque no Connected Smart Cities 2025, em São Paulo, com a implantação da metronização no transporte coletivo. A inovação, introduzida na gestão do prefeito Sandro Mabel, garantiu o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, categoria “Iniciativas em Favor da Mobilidade Sustentável”.
O sistema, que organiza os ônibus em intervalos regulares semelhantes ao metrô, já reduziu em 30% o tempo de viagem nos trechos em funcionamento.
Além do prêmio principal, Goiânia conquistou mais três distinções: 1º lugar no Prêmio Banco do Brasil Gestão Inteligente – Região Centro-Oeste, 2º lugar no Ranking Connected Smart Cities Centro-Oeste e o Selo Connected Smart Cities – Nível Ouro. Com esses resultados, a cidade consolida posição de referência nacional em mobilidade, inovação e gestão inteligente.
O prefeito Sandro Mabel destacou a importância do reconhecimento. “É um orgulho ver Goiânia premiada. Estamos no caminho certo, com tecnologia, planejamento e foco na qualidade de vida da população”, afirmou. Ao representar o gestor no evento, o secretário particular Ariel Viveiros ressaltou o impacto humano das ações. “Cada minuto a menos no trânsito representa mais tempo em família e maior produtividade”, pontuou.
O Ranking Connected Smart Cities avaliou 75 indicadores, que inclui mobilidade, meio ambiente, governança e inovação. Goiânia subiu de patamar e consolidou-se entre as cidades mais inteligentes do país, ao atrair olhares para o modelo pioneiro de transporte coletivo e para as políticas públicas de mobilidade sustentável.
Foto: Divulgação