Goiânia sedia projeto pioneiro para revolucionar mobilidade urbana no Brasil
Redação Online
Publicado em 28 de julho de 2025 às 15:03 | Atualizado há 8 horas
Goiânia recebeu nesta segunda-feira (28/07) o lançamento do projeto “Mobilidade em Foco”, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos em parceria com o Ministério das Cidades. O objetivo é transformar o SIMU (Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana) em referência digital para gestão do transporte coletivo.
O prefeito Sandro Mabel revelou planos ambiciosos: Sincronização dos 36 corredores de trânsito da cidade, transferência da gestão para a RMTC (Rede Metropolitana de Transportes Coletivos) e expectativa de aumento de 30% na velocidade dos ônibus. “Hoje na Avenida 24 de Outubro o fluxo parece de domingo”, comemorou o gestor.
O projeto pretende acabar com a fragmentação de informações no setor. A nova plataforma digital vai integrar: Dados de operação do transporte coletivo, indicadores de desempenho e parâmetros para investimentos estratégicos
Mabel destacou outras inovações: Implantação da Zona Azul em Campinas, uso de biometano como combustível e redesenho de vias críticas com criação de binários
“Goiânia avança onde outras capitais estagnaram. Queremos devolver o protagonismo ao transporte público”, afirmou o prefeito, que também preside a Comissão de Mobilidade Urbana da FNP.
Foto: Ruber Couto