Goiânia terá ato contra PEC da Blindagem e anistia a golpistas no domingo (21/09)
DM Redação
Publicado em 20 de setembro de 2025 às 10:37 | Atualizado há 2 horas
Goiânia receberá um ato público contra a PEC da Blindagem e o projeto de lei que busca anistia para envolvidos na tentativa de golpe de Estado. A manifestação ocorrerá na Praça Universitária no domingo (21/09), a partir das 16h. A mobilização é organizada por dezenas de entidades, sendo centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos.
O protesto integra uma série de atos convocados em pelo menos 33 cidades brasileiras e 22 capitais. As frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligadas ao PT e PSOL, lideram a organização com participação de movimentos como MST e MTST. Os manifestantes classificam a proposta como “PEC da Bandidagem”, e alertam para riscos à democracia.
A mobilização ganhou força após a aprovação da PEC da Blindagem na Câmara, que estabelece votação secreta para processos contra parlamentares, e a concessão de regime de urgência ao PL da Anistia. As entidades alertam que as medidas podem beneficiar investigados por corrupção e participantes de atos golpistas.
O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (Sintfesp) disse por nota: “A sociedade não pode se calar diante da PEC da Bandidagem! Se aprovada, significará blindagem para corruptos, fortalecimento do crime organizado e a destruição da democracia”.
Foto: Divulgação