Goiânia

Maçonaria relança pecúlio

Redação DM

Publicado em 29 de setembro de 2023 às 15:20 | Atualizado há 2 anos

O empresário Samir Roberto Barbosa tem uma tarefa árdua pelos próximos dois anos à frente da presidência do Pecúlio Maçônico do Estado de Goiás. A entidade é uma organização que socorre viúvas e órfãos de indivíduos filiados a uma potência maçônica com um montante quando esse maçom passa para a eternidade.

“Nossa entidade nasceu em 1955 com o objetivo de prover viúvas e órfãos quando nosso irmão passa para o Oriente Eterno. Nasceu em Goiás e hoje temos lojas filiadas no Distrito Federal, Tocantins e Maranhão”, explica Samir. Quando falece um maçom o Pemeg cuida de promover o rateio entre os inscritos no pecúlio, arrecadar o montante e entregar o cheque para os beneficiários. Atualmente o valor pago está em torno de R$ 42 mil em uma parcela única, cumprindo o testamento do falecido redigido quando é aceito na Ordem.

Os testemunhos de pessoas favorecidas com o pecúlio são sempre emocionantes e mostram a importância do socorro que vem com o pagamento do pecúlio. Leda Monteiro é esposa de um maçom que foi dirigente de uma loja durante os dois anos da pandemia. Ela conta que dois integrantes faleceram durante esse período e suas esposas foram assistidas pelo pecúlio pago pelo Pemeg. “Nós vimos o quanto elas ficaram emocionadas quando receberam o valor e temos inúmeros relatos de viúvas que receberam esse suporte quando seus maridos faltaram. É um recurso de grande valia para as viúvas e órfãos sem dúvida”.

O presidente Samir Barbosa explica que será feita uma campanha ampla de conscientização para que os maçons retornem aos quadros do Pemeg e que isso significa um alento para as cunhadas e seus filhos, não para os maçons. “Esse é um auxílio importantíssimo para nossas cunhadas, não para nós. Por isso precisamos da participação de toda a família maçônica”.

Comprometimento

o ex-Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, Tito Souza Amaral, é um dos grandes entusiastas do Pemeg. Inscrito no pecúlio há mais de 20 anos, ele reitera que nunca cogitou parar de pagar e que incentiva todos os que encontra a serem signatários do pecúlio também. “Quem está na linha de frente com as lojas, que percorre cidades do interior e dialoga com todas as lojas sabe da importância do Pemeg e do socorro que ele presta para as famílias quando um irmão nosso passa para a eternidade. Estou e sempre estarei na primeira fileira do Pemeg. Além disso, incentivo e peço que todos os irmãos também participem, porque isso não é para nós ou nossas esposas, mas sim para todas as nossas cunhadas e seus filhos”.

Além da Grande Loja e do Grande Oriente do Brasil, em Goiás há uma nova frente se formando para o Pemeg. O Grande Oriente de Goiás, potência maçônica filiada à Comab (Confederação Maçônica do Brasil) está em processo de ingresso de seus integrantes no Pemeg. O Grão Mestre Abdalla Hanna Obeid levou a proposta de adesão do Pemeg para o Conselho de Veneráveis Mestres que foi prontamente aprovada. “Estamos caminhando com a mudança estatutária para nos filiarmos ao Pemeg e fortalecermos o projeto de assistência às nossas cunhadas e sobrinhos. Sabemos da importância disso e vamos fomentar a adesão voluntária de nossos irmãos a esse projeto, que é uma obra fraterna e altamente gratificante para todos”, frisa o Grão Mestre Abdalla.

Samir Barbosa narra que além do Grande Oriente de Goiás o renascimento do Pemeg passa por ampliação em outros estados. “Há lojas do Tocantins e do Maranhão que estão esperando algumas mudanças para aderirem ao nosso projeto também. Temos certeza de que em breve o Pemeg voltará a ser grande e forte novamente para assistir com mais celeridade nossos beneficiários”, finaliza.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia