Home / Goiânia

Imprensa

Missa reforça ensinamentos de Batista Custódio

Cerimônia religiosa reúne familiares, amigos e admiradores do fundador do jornal Diário da Manhã

Batista Custódio, fundador do DM: ensinamentos como legado Batista Custódio, fundador do DM: ensinamentos como legado

A família do jornalista Batista Custódio realiza nesta quinta-feira, 30, missa de sétimo dia pela morte do editorialista, ocorrida na última sexta-feira, 24, por complicações de uma pneumonia.

Batista nasceu em 9 de abril de 1935 e morreu aos 88 anos.

O jornalista foi enterrado no sábado, 25, no cemitério Santana após um comovente velório e missa, que teve a presença de admiradores, políticos e imprensa.

A missa de sétimo dia terá início às 20h na paróquia São Nicolau, na avenida República do Libano, n. 1457.

No comunicado emitido pelos familiares nas redes sociais, uma mensagem de Batista convida à reflexão: "Não há como chegar ao mundo dos vizinhos de Deus, se não passar pela vida abrindo futuros no caminho das lutas".

Batista foi um dos jornalistas mais polissêmicos e polêmicos de seu tempo, com um texto fundado na literatura e crônica, cuja essência sempre foi a defesa da justiça, liberdade e vulneráveis.

Nos últimos meses, Batista foi homenagedo por diversas antidades.

O deputado estadual Lincoln Tejota apresentou em abril moção de aplauso na Assembleia Legislativa para celebrar 88 anos do fundador do Diário da Manhã.

O jornalista ainda recebeu recentemente outras duas homenagens em vida - Comenda Washington Novaes e Troféu Aflag.

Ao lado de outras personalidades, o fundador também do "Cinco de Março" foi escolhido pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT) como personalidade ambiental do país.

Um dos agraciados com o Troféu Aflag (Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás) "por sua exitosa atuação e dedicação ao jornalismo à frente do Diário da Manhã", o jornalista Batista Custódio foi celebrado por "alavancar ações para o desenvolvimento cultural, educacional, histórico de Goiás, além de suas contribuições para a preservação da memória de nosso Estado".

Seu falecimento teve grande repercussão nas redes sociais, imprensa e governo. O governador Ronaldo Caiado e o prefeito Rogério Cruz decretaram luto oficial por três dias, conforme veiculado nos diários oficiais.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias