A partir da próxima segunda-feira (6), as motos poderão circular pelos corredores exclusivos de ônibus em Goiânia. A medida, anunciada pelo prefeito Sandro Mabel (União), foi uma das promessas feitas durante sua campanha e visa aumentar a agilidade do trânsito.
A informação foi confirmada pelo prefeito durante o lançamento de um projeto para a desobstrução das vias, realizado na quinta-feira (2). O evento contou com a presença de Tarcísio de Abreu, titular da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, recentemente remodelada, que agora responde pelo nome de Secretaria de Mobilidade Urbana (SMM). Durante a cerimônia, foi anunciada a retirada de semáforos e sinalização para pedestres na Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, parte da mesma iniciativa.
Mabel explicou que a medida visa aliviar o trânsito, permitindo que os motociclistas utilizem o corredor preferencialmente destinado ao transporte coletivo. "Motoqueiro misturado no meio dos carros, vem costurando, essa bagunça... eles vão andar nos corredores preferenciais, o que vai aliviar tanto para o motoqueiro quanto para o trânsito, que vai andar um pouco melhor", declarou.
Atualmente, a circulação de veículos como táxis, transportes escolares, ambulâncias e viaturas já é permitida nos corredores de ônibus. Mabel também adiantou que será realizado um levantamento para monitorar os acidentes nesses corredores, com o objetivo de avaliar o impacto da nova medida na segurança viária. O estudo comparará os dados de acidentes ocorridos antes e depois da implementação da mudança.