Home / Goiânia

GOIÂNIA

Quase 700 mil consultas médicas em unidades básicas de saúde foram realizadas em 2023

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que a procura, principalmente por serviços das unidades básicas, como clínicos gerais e generalistas

Agendamentos ambulatoriais podem ser realizados gratuitamente por meio do Teleconsulta Agendamentos ambulatoriais podem ser realizados gratuitamente por meio do Teleconsulta

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelaram que em 2023 mais de 683 mil consultas foram realizadas nas unidades básicas de saúde de responsabilidade da Prefeitura de Goiânia. Esses números refletem a eficácia dos serviços de Atenção Primária, cujo objetivo é prevenir que casos não emergenciais sobrecarreguem as unidades de urgência e emergência.

De acordo com a SMS, as 683.935 consultas realizadas em 2023 ocorreram em unidades referenciadas como Estratégia de Saúde da Família (ESF), compreendendo em 21 Centros de Saúde (CSs) e 54 Unidades de Saúde da Família (USFs). Essas 75 unidades disponibilizam atendimentos ambulatoriais de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

O levantamento da SMS indicou que as consultas foram efetivadas por clínicos gerais, ginecologistas/obstetras, generalistas e pediatras. Em Goiânia, as unidades da ESF contam com equipes multidisciplinares, que integram especialistas em medicina da família e comunidade, capacitadas para atender pacientes de todas as faixas etárias.

Segundo o titular da SMS, Wilson Pollara, os dados são reflexo do aprimoramento do cuidado com a população de Goiânia, com a intensificação das ações, por meio do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que realizam visitas domiciliares e orientam as famílias sobre a importância do cuidado e prevenção às doenças.

Pollara entende que a prevenção na Atenção Primária tem papel fundamental. “Ainda lidamos com a estatística de que visitas ao pronto-socorro poderiam ser evitadas ou direcionadas para as unidades de Atenção Primária em Saúde, ou seja, para consultas ambulatoriais”, explica.

Agendamento

O secretário de Saúde enfatiza, ainda, que todos os agendamentos ambulatoriais de pediatria, clínico geral, ginecologia/obstetrícia e generalistas podem ser realizados gratuitamente por meio do Teleconsulta, pelo número 0800 646 1560, que atende todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Além disso, é possível agendar para a especialidade de pediatria pelo WhatsApp, utilizando o número (62) 3524-6305.

Ele ressalta também a importância de uma mudança de comportamento por parte dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao levarem em consideração a disponibilidade da Atenção Primária à Saúde e a importância de não deixar o profissional ocioso nos CSs e nas USFs.

“Uma vez agendado o atendimento e caso a pessoa não possa comparecer, é fundamental ligar no posto de saúde e avisar. Dessa forma, a vaga é liberada automaticamente para outros agendamentos”, salienta, ao acrescentar que a grande maioria dos casos não requer busca nas unidades de urgência e emergência.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias