A Câmara Municipal de Goiânia recebeu a determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) para que o primeiro suplente do Democracia Cristã, Raphael da Saúde (DC) assuma a vaga de Gabriela Rodart (PTB) que perdeu o mandato por infidelidade partidária. A posse deve acontecer na próxima terça-feira, 28, durante a sessão plenária.
Atualmente, Raphael exerce o mandato no lugar de Wellington Bessa, que está licenciado, porque assumiu o cargo de secretário Municipal de Educação de Goiânia. Com isso, o segundo suplente, Marcio do Carmo (DC), passa para primeiro e assume o mandato de Bessa na Câmara.
A cassação de Rodart ocorreu por conta de infidelidade partidária, após ela deixar o Democracia Cristã (DC) para ingressar no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em 2021. A parlamentar foi eleita com 3.476 votos pelo DC, em 2020. Só que no ano seguinte, começou a presidir o diretório metropolitano do PTB, fora da janela de mudança partidária.
Com a perda do mandato, essa será a sexta mudança na configuração na Câmara de Goiânia, seja por perda de mandato ou por vereadores que foram eleitos deputados estaduais.