Surto termina em emoção: bombeiro canta e paciente se rende ao carinho
DM Redação
Publicado em 3 de outubro de 2025 às 00:10 | Atualizado há 37 minutos
Um atendimento que começou tenso terminou com emoção na tarde de terça-feira (30/09), em Goiânia. Uma idosa de 70 anos, diagnosticada com transtorno de ansiedade e bipolaridade, entrou em surto e precisou de ajuda do Corpo de Bombeiros. Após momentos de hostilidade contra familiares e profissionais de saúde, ela se acalmou ao cantar músicas cristãs com o soldado Rufino.
A equipe foi acionada por familiares às 15h30, quando a paciente passou a recusar atendimento e a proferir ofensas. O diálogo avançou aos poucos, mas, por solicitação da família, os bombeiros imobilizaram a idosa para garantir a segurança no transporte. O percurso até a internação durou mais de cinco horas e incluiu a negativa de três hospitais antes da aceitação em uma unidade de saúde às 20h45.
Durante um deslocamento, a idosa revelou ser evangélica e demonstrou apreço por músicas cristãs. O soldado Rufino iniciou o canto e emocionou a paciente, que passou a acompanhá-lo. A partir desse gesto, o comportamento mudou: ela deixou de agredir verbalmente e chamou os bombeiros de “netinhos”. O vídeo da cena repercutiu e mostrou a importância de abordagens humanizadas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a URH é a única viatura em Goiás dedicada a ocorrências psiquiátricas e tentativas de suicídio. A unidade conta com profissionais capacitados pelo Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio (CATS), criado para tornar o acolhimento mais humano. A iniciativa já se tornou referência no estado e apresenta índices elevados de sucesso.
Foto: Redes Sociais