Home / Goiás

GOIÁS

Goiás recebe 119 mil doses de vacinas contra Covid-19 nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (26) uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 foi entregue no estado de Goiás, ao todo, foram enviadas 119,2 mil doses, sendo 94 mil da CoronaVac e 25,2 mil da vacina Oxford/AstraZeneca.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), são 119,2 mil doses: 25,2 mil da AstraZeneca e 94 mil da CoronaVac.

O carregamento pousou no Aeroporto Santa Genoveva, na capital, pouco antes das 8h10. Em seguida, as caixas com os imunizantes foram encaminhadas para a Central de Frios da SES, onde devem ser contadas e armazenadas para então serem distribuídas pelos municípios goianos.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou recentemente que parte dessas doses será direcionada para vacinar profissionais da Segurança Pública, como policiais e bombeiros.

Expectativa é que grupo de pessoas com 60 anos entre na lista de imunizaçãoFotos/Reprodução - Hegon Correa

Com essa nova remessa, o estado totaliza o recebimento de 966.980 doses de vacinas das duas marcas: CoronaVac e AstraZeneca.

Durante coletiva após a chegada das vacinas, Ronaldo Caiado disse que acredita que com essa remessa será possível vacinar até pessoas de 65 anos. O governado de Goiás também avaliou que houve uma leve queda no número de óbitos e de idosos que precisaram de leitos de UTI no estado.

“Com a ampliação da vacinação vamos poder chegar, em uns 40 dias, a um patamear bem mais baixo de demenda, quando estiverem produzindo efeito nos que estão sendo vacinados”, afirmou.

Caiado também defendeu que a velocidade da vacinação no estado precisa respeitar o calendário e garantir que haja vacina suficiente para as pessoas que estão esperando a 2a aplicação, por exemplo.

“Estamos seguindo o calendario, nao estamos extrapolando até por garantia, que antes não havia essa decisão do MS de poder usar o lote todo para D1. Estamos preservando essa garantia para não haver atraso. Essa remessa mesmo, deveria ter chegado na quarta, está chegando na sexta”, explicou.

O governador disse ainda que tem mantido diálogo com outros poderes em âmbito Federal defendendo que haja maior produção de vacinas no Brasil e que os países que já produzem as doses sejam pressionados para liberar uma quantidade maior.

“Estamos atuando, todos os governadores, na área diplomática provocando países que fornececem a IFA para que cumprarm o calendário e que o Brasil possa amanhã ter laboratorios que têm competencia para produzir conseguirem essa autorização. Quando tem uma pandemia, nao é justo que só alguns tenham essa autorizaçao”, defendeu.

Secretário de Saúde do estado, Ismael Alexandrino também falou sobre a vacinação no estado. Ele lembrou que, em breve, deve começar a campanha de vacinação contra a gripe e que é importante que as pessoas que estão tomando a as doses contra o coronavírus não sejam imunizadas contra H1N1 imediatamente.

Chega nova remessa de vacinas contra Covid-19 a Goiás Foto/ Reprodução/TV Anhanguera

"É necessário dar um intervalo de umas duas semanas. Por isso, a campanha da gripe vamos começar vacinando gestantes, profissioanis da saúde, para depois partirmos para os idosos, que aí sim já vai ter dado um intervalo maior da vacina contra a Covid-19", esclareceu.

Ismael também alertou que, assim como a vacina da gripe, a vacina contra a Covid-19 talvez precise ser reforçada anualmente, já que não tefeito perene.

Chefe da pasta também lembrou que os efeitos dos 14 dias de restrição de funcionamento de atividades não essenciais impostos em decreto estadual só serão sentidos duas semanas depois desse período. Segundo ele, por causa dissos, é possível que a procura por leitos nos hospitais continuem alta por mais um mês.

"Esse periodo que estamos vivendo de 14 dias mais restritivos, so vai refletir após 14 dias. Nós imaginamos que a gente ainda sobe um pouquinho [a procura por leitos], mas numa velocidade um pouco mais lenta do que a atual, mas ficaremos certamente acima dos 90[% de ocupação] durante o abril inteiro", detalhou.

Em balanço divulgado nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou 150.153 pessoas já receberam a primeira dose da vacina e 51.567 dessas concluíram a imunização com a segunda dose. A soma das duas etapas resulta em 201.720 doses.

Em todo o Estado, segundo os dados do painel eletrônico da SESGO, 382.821 pessoas já receberam a primeira dose da vacina e 117.136 dessas já foram imunizadas com a segunda dose. Esse total de pessoas com imunização concluída representa 1,67% da população do estado.

Se somada a carga que chegou nesta sexta-feira, o Estado já recebeu 966.980 doses de imunizantes, sendo 809.280 da CoronaVac e 157.700 da AstraZeneca. Destas, já foram distribuídas 772.960 doses.

A pasta também registra o número de casos e mortes por infecção do coronavírus. Desde o início da pandemia até agora Goiás registrou 469.367 infectados e 10.848 óbitos causados pela doença.

A continuidade à vacinação de pessoas da terceira idade Foto/Reprodução - Diário de Goiás

Sobre o lote de vacinas

Após o desembarque, os imunobiológicos seguirão para a Central Estadual de Rede de Frio, no Jardim Santo Antônio, também na capital, onde serão recebidos pelo secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, que concederá entrevista coletiva às 8h40. Além de idosos, esta etapa também contemplará as forças de segurança pública e salvamento.

O lote recebido será utilizado para dar continuidade à vacinação de pessoas da terceira idade, conforme a faixa etária de não imunizados de cada município, reduzindo gradativamente a faixa etária. A escolha deste público segue determinação do governador Ronaldo Caiado de priorizar a população mais vulnerável na vacinação contra a Covid-19, visto que os dados epidemiológicos apontam que o número de casos graves, internações e óbitos, neste grupo, é elevado.

Além disso, conforme a resolução nº 30 da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Goiás (CIB), publicada no Diário Oficial de quarta-feira (24/03), foi aprovada a destinação de vacinas contra Covid-19 aos trabalhadores das forças de segurança e salvamento no Estado de Goiás, incluindo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e guardas civis municipais. Neste caso, serão encaminhados 5% do total de doses recebidas pelo governo estadual. O critério de imunização, segundo o documento, considera trabalhadores em atividade e por ordem decrescente de idade.

Após conferência da quantidade enviada pelo MS, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) inicia, na próxima segunda-feira (29/03), a distribuição das vacinas para aplicação da primeira dose a todas as 18 Regionais de Saúde, inclusive para as mais distantes, localizadas em Posse e Campos Belos. Após esta etapa, os imunobiológicos serão repassados aos 246 municípios para que as prefeituras, via secretarias municipais de Saúde, continuem com a execução da campanha em seus territórios.

*Com informações do G1 e Metrópoles

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias