Goiás

Incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional das Emas

O diretor do parque afirma que o tempo seco dificulta o trabalho dos brigadistas durante o combate às chamas.

diario da manha

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional das Emas, na região sudoeste de Goiás. Mais de 70 pessoas, entre brigadistas e bombeiros, atuam no combate às chamas que começaram na sexta-feira (9), por volta das 18h. Veja o vídeo:

Segundo o diretor do parque, Marcos da Silva Cunha o fogo pode ter destruído cerca de 15 mil hectares da vegetação. “O incêndio atingiu grandes proporções, principalmente no centro-sul do parque e na parte central, e agora o pessoal está nas fazendas do leste tomando as providências para o fogo não entrar nas áreas”, afirma.

O local possui uma área predominante de Cerrado de quase 133 mil hectares, distribuídos entre os municípios de Chapadão do Céu, Mineiros e Serranópolis.

De acordo com o diretor o tempo seco dificulta o trabalho dos brigadistas durante o combate às chamas. “O problema é que está muito seco e não conseguimos controlar o incêndio no início”, disse.

No domingo (11), 30 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tentavam conter as chamas. O Corpo de Bombeiros informou que equipes foram deslocadas de Goiânia para ajudar no combate o incêndio.

“Estão chegando mais 17 brigadistas, então, teremos 47 pessoas envolvidas na atividade. Dos bombeiros, nós tínhamos em torno de sete pessoas e agora estão chegando mais cerca de 20. Então, eu creio que até amanhã a gente já tenha um retorno melhor da situação e fora do parque estamos tendo um grande empenho das pessoas para não deixar o fogo entrar nas fazendas”, disse.

Comentários