Home / Goiás

GOIÁS

Projeto Sociocultural Triunfo dá oportunidade às crianças carentes que sonham aprender música em Goiânia

O projeto Sociocultural Triunfo Solidário nasceu em 2015 com a iniciativa do Maestro Edenivan de Deus Santana, junto com o Tenente Coronel Giovane e o Comando do 7° Batalhão. A banda marcial funciona no antigo Centro de internação de Menores Infratores que morreram queimados numa rebelião em 2018, no Jardim Europa em Goiânia e atende toda a comunidade.

"O objetivo é trazer para dentro desta unidade militar uma aproximação da sociedade com os militares e também criar em um local que foi palco de prisões e muito sofrimento, um local de esperança onde o jovem e o adolescente tenha condições de aprender e mostrar seu dom artístico", afirma o Capitão da PM, Alexandre Torres Costa.

Segundo Costa, em 2018 o Tenente Coronel Cardoso impulsionou o projeto, implementando uma escola no quartel, que tomou forma no Comando do Tenente Coronel Giovani. "Após a transferência realizada pela primeira Dama Gracinha Caiado dos menores infratores para outro local, o espaço foi utilizado para o Projeto Triunfo Solidário que hoje trabalha com 70 crianças, sendo 50 da banda marcial e 20 da Polícia mirim", afirma.

De acordo com o Capitão da PM, o local ainda está passando por obras com o objetivo de tornar um ambiente artístico e deixar a estrutura de um Centro de Internação. "O Projeto chegou a contar com 150 alunos, mas a falta de estrutura limitou a evolução", afirma.

O trabalho é feito de segunda a sexta-feira, com três dias destinados a música para meninos da banda e dois dias Ordem Unida e Karatê para o Policiamento Mirim. Segundo o Maestro Edenivan, "o projeto dá oportunidades às crianças carentes que sonham em aprender música", ressalta.

De acordo com Costa, "é importante para o desenvolvimento da juventude, aproximação das crianças com os agentes de segurança para termos um melhor relacionamento dentro da sociedade e fazer com que as pessoas tenham uma convivência mais harmônica além de aflorar os dons artístico de jovens e adolescentes", finaliza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias