Home / Goiás

GOIÁS

Operação Cupiúba investiga desvio de madeira doada pelo Ibama à Prefeitura

A Delegacia de Polícia (DP) de Rubiataba (GO), deflagrou na manhã desta terça-feira, 03, a Operação Cupiúba que cumpriu dois mandados de busca e apreensão, um na Prefeitura de Rubiataba (Secretaria Municipal de Transportes) e outro na casa de um ex-Secretário Municipal de Transportes da cidade.

O ex-secretário investigado, foi proibido pelo Poder Judiciário de se aproximar dos locais relacionados aos fatos investigados, bem como das dependências da Secretaria de Transportes do Município de Rubiataba, de exercer função pública e o bloqueio de ativos financeiros no valor de até R$ 100 mil para facilitar o ressarcimento do Erário Municipal.

A Operação teve início após uma notitia criminis apontar que uma quantidade de madeira de lei, apreendida pelo IBAMA e doada para a Prefeitura de Rubiataba, estaria sendo comercializada irregularmente no interior de uma Madeireira, da cidade.

De acordo com a investigação, os policiais civis fizeram contato com o IBAMA, que disponibilizou documentos comprovando a origem da madeira, apreendida no município de Uruaçu. No Termo de Doação, consta que a Prefeitura de Rubiataba não poderia transferir a qualquer título a madeira.

DP de Rubiataba cumpre mandados de busca e apreensão na Prefeitura e na casa de um ex-Secretário Municipal de Transportes da cidade Foto: Divulgação

A polícia apurou que o então Secretário de Transportes teria desviado toda a madeira, que era patrimônio da Prefeitura de Rubiataba e a entregou, sem nenhum tipo de formalização ao investigado, que além de ser proprietário da Madeireira, também é funcionário da Prefeitura.

Segundo a investigação, a madeira foi vendida sem nenhuma forma de controle, e o dinheiro obtido era destinado ao caixa da Madeireira. Em contrapartida, a Madeireira cedeu, a pedido verbal do ex-secretário, diversos produtos, que eram entregues por meio de recibos genéricos, para outras destinações, existindo também a possibilidade de ter passado dinheiro em espécie a ele.

Também foi confirmada a existência de uma grande reforma na casa do ex-secretário, inclusive com a expansão do telhado. A Polícia Civil investiga se foram utilizados tanto a própria madeira apreendida como outros materiais de construção cedidos pela Madeireira nesta obra.

Também foi identificada uma documentação que comprova que a madeira desviada foi utilizada, a mando do ex-secretário, para reformar a carroceria de um caminhão, mas nenhum veículo da Prefeitura de Rubiataba teve a carroceria reformada, o que levanta indícios do crime de peculato ainda apurado pela PCGO.

Foram apreendidos pelos policiais civis, computadores e celulares do investigado, que pode responder pelo crime de contratação direta e ainda pelo crime de peculado.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias