Home / Goiás

GOIÁS

Chegada de frente fria traz previsão de queda nas temperaturas em Goiás

Baixas temperaturas são esperadas em Goiás com a chegada de frente fria, alerta Cimehgo.

Cimehgo prevê temperaturas de até 17° com chegada de frente fria em Goiás. Cimehgo prevê temperaturas de até 17° com chegada de frente fria em Goiás.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um comunicado alertando para a chegada de uma frente fria que pode baixar as temperaturas em Goiás nos próximos dias. Segundo a previsão do órgão, as temperaturas devem ser mais baixas no começo da manhã, podendo chegar aos 15°C e aumentar ao longo do dia, chegando à casa dos 30°C. A umidade do ar em todo o estado deve girar entre 30% e 90%.

André Amorim, meteorologista do Cimehgo, explicou que, neste período de estiagem que estamos vivendo, um bloqueio atmosférico natural impede que o ar mais frio, que pode causar chuvas fortes, entre na zona de Goiás. No entanto, o ar mais frio que consegue furar esse bloqueio pode causar uma queda de temperatura nas primeiras horas do dia, entre 3h e 6h da manhã, chegando à casa dos 15°C. Quando o sol aparece, os números já sobem e, no meio da tarde, já é possível sentir a temperatura quase dobrando em algumas regiões.

Na capital, a previsão do Cimehgo é que as temperaturas cheguem a 17°C nas primeiras horas do dia e cheguem aos 30°C à tarde. Em Rio Verde, a mínima deve ser de 17°C e a máxima chegar aos 29°C. Em Cristalina, a previsão para quinta-feira (11) é de temperatura em torno de 15°C pela manhã e máxima podendo chegar aos 27°C. Em Nova Aurora, a mínima será de 16°C e a máxima de 29°C. Em Goianésia, a temperatura deve girar em torno de 17°C pela manhã e máxima de 31°C à tarde, enquanto em Morrinhos, a mínima será de 16°C e a máxima de 29°C.

Apesar da queda de temperatura nas primeiras horas do dia, o Cimehgo alerta para a baixa umidade do ar, que pode prejudicar a saúde das pessoas, causando infecções nos olhos, nariz e garganta, além de aumentar o risco de doenças respiratórias, como asma e bronquite. É importante manter o corpo hidratado e evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.

A chegada da frente fria também pode causar instabilidade e chuvas em algumas regiões do estado nos próximos dias. O Cimehgo recomenda que a população fique atenta às informações atualizadas e evite áreas de risco, como encostas e margens de rios, durante as chuvas. Além disso, é importante ter cuidado ao dirigir em pista úmida, respeitar a velocidade e manter uma distância segura de outros veículos.

Os cuidados importantes para se tomar para evitar doenças respiratórias e outros problemas de saúde. As temperaturas mais baixas e a umidade do ar podem trazer consequências para o corpo, especialmente para aqueles que têm problemas controlados, como asma e bronquite.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias