Home / Goiás

GOIÁS

Falta de Humanidade? Familiares de detentos denunciam tortura em presídio de Trindade/GO

Relatos afirmam que diretor da Unidade prisional teria proibido visitas

Imagem ilustrativa da imagem Falta de Humanidade? Familiares de detentos denunciam tortura em presídio de Trindade/GO

A redação do DM ONLINE recebeu na manhã desta quinta-feira, 01 de junho denúncias de parentes de detentos recolhidos na penitenciária da cidade de Trindade/GO. Nos áudios recebidos pela redação, gravados por reeducandos recém saídos do sistema prisional, constam detalhes dos supostos fatos ocorridos. Neles há citação de agressões físicas constantes, atos de tortura psicológica etc.

Em aproximadamente seis gravações de diferentes pessoas, é possível encontrar semelhanças, todas detalham exatamente as mesmas situações: detentos mantidos seminus recebendo banhos forçados de água fria com intervalos de 20 minutos cada, "pauladas" dadas nas "juntas" do corpo, mata-leão para deixa-los inconscientes (apagão), ameaças de estupro, etc. Um vídeo também foi recebido, mostrando a mão de um ex detento com grande inchaço e uma protuberância nas juntas das mãos.


		Falta de Humanidade? Familiares de detentos denunciam tortura em presídio de Trindade/GO
Divulgação Google

Os relatos prosseguem detalhando uma situação preocupante, que caso sejam comprovadas necessitam de intervenção imediata dos órgãos fiscalizadores e responsáveis pela promoção e garantia dos direitos humanos e dignidade da pessoa humana. Os procedimentos de revista que ocorrem cotidianamente nas celas, seriam conduzidos com grande arbitrariedade e violência. De acordo com o material que tivemos acesso, o vazamento das informações estaria causando preocupação do recém chegado Diretor da Penitenciária, que ameaçou suspender as visitas de familiares.

Procurada, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária se manifestou por meio de nota sobre as denúncias relatadas, afirmando que não condizem com a realidade vivenciada na Unidade Prisional.

*Nota Polícia Penal do Estado de Goiás*

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária informa:

- Não procede as informações.

- As visitas estão ocorrendo normalmente, com horários pré agendados, semanalmente, via site da instituição.

*Goiânia, 1 de junho de 2023*

*Comunicação Setorial da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária*

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias