Home / Goiás

GOIÁS

Goiás assume 100% de emissão do RG Nacional, destaca Caiado

Inclusão do CPF no Registro Geral passa a valer a partir do dia 30 para todas as novas carteiras de identidades emitidas no estado

A partir do dia 30, Goiás alcançará 100% de emissão do RG Nacional Goiás para todos os interessados. A digitalização dos serviços foi considerada um trunfo do Estado em solenidade que ocorreu ontem.

O governador Ronaldo Caiado disse, no auditório Mauro Borges, do Centro Administrativo Pedro Ludovico Teixeira, que o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como modelo do registro geral valerá para todas as novas carteiras de identidade emitidas.

Caiado disse que a digitalização tem transformado Goiás, quebrando a resistência da burocracia. “Nós estamos primando em facilitar a vida dos goianos, para não ficar perdendo tempo com a burocracia”, disse o gestor.

Caiado lembrou que ao assumir o governo “nós éramos o último lugar em digitalização de serviços à população”. Goiás pulou para a segundo colocação. “Espero que na avaliação de 2023/2024 estejamos no primeiro lugar no Brasil em oferta de serviços à população”, disse.

Um dado mostra a necessidade de atenção do Governo aos vulneráveis: 15.670 documentos são provenientes de ações sociais. “Quando assumi a secretaria não tinha essa noção. Uma das maiores demandas, além da que nós temos de redução de índices criminais, é a questão do RG”, comentou o titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Renato Brum.

Como será

As novas identidades emitidas em Goiás, inclusive a segunda via, passam a ser com o novo modelo. Os cidadãos que quiserem atualizar o documento já podem agendar o atendimento nas unidades do Vapt Vupt e providenciar a troca.

O cruzamento de dados é um ponto de destaque e que vai trazer ainda mais eficácia para as políticas públicas, na avaliação do governador.

“Nós estamos em uma era digital e a digitalização pressupõe conhecimento e a capacidade de usar informação. Agora, nós efetivamente teremos essa capacidade”, observou o titular da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Francisco Sérvulo Freire Nogueira. “Podemos ter uma base única de dados, que faça com que as políticas estaduais efetivamente alcancem a quem precisa. Podemos usar os dados do Registro Único para que tenhamos políticas públicas cada vez mais consistentes e fundamentadas”, relacionou.

O modelo já era adotado no estado desde agosto de 2022, mas somente em primeira via para pessoas que ainda não possuíam o documento. Até o momento, Goiás já emitiu 144 mil novos RGs Nacional Goiás em primeira via. Essa medida visa simplificar e agilizar a obtenção da identificação oficial, empreendendo maior eficiência e celeridade às etapas que antecedem a emissão do RG Nacional Goiás, além de proporcionar comodidade aos cidadãos beneficiados.

Outra novidade que chega é um aplicativo que, entre outras coisas, dará acesso a via simplificada do documento. Além do aplicativo oferecer a via simplificada, que vai contemplar aproximadamente 3 milhões de pessoas em Goiás, ele também traz a via digital ou virtual, conforme detalhou o Superintendente de Identificação, Delegado Webert Leonardo. “Nada mais é que a possibilidade para o cidadão baixar esse RG nacional no seu celular. Ele pode enviar esse documento nas transações virtuais, enfim, sempre que necessário e também apresentar na tela do celular, o que traz também mais conforto ao cidadão”, explicou.

Procedimento para ter o novo RG

Dados

Para solicitar o novo RG Nacional Goiás é imprescindível que dados como o nome completo, nome da mãe e data de nascimento estejam iguais aos constantes na base de dados da Receita Federal

Casados

Obrigatória a apresentação de certidão de nascimento para os solteiros e de casamento para as pessoas casadas, separadas ou divorciadas, desde que constem suas devidas averbações.

QRCode

A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade

Modelo único

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é emitida em modelo único e com validade para todo o território nacional

Antiga

Modelo anterior tem validade até 2032. A transição pode ser feita de forma gradual e contínua. A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias