Home / Goiás

GOIÁS

Goiás é destaque nacional com a maior queda no número de desaparecidos em 2022

Anuário de Segurança Pública revela redução de 8,8% nos casos de desaparecimentos, enquanto outros estados enfrentam aumento preocupante

Imagem ilustrativa da imagem Goiás é destaque nacional com a maior queda no número de desaparecidos em 2022

Goiás se destaca como o estado com a maior redução no número de pessoas desaparecidas no Brasil, conforme os dados apresentados no Anuário de Segurança Pública. Conforme o levantamento divulgado nesta quinta-feira (20), os casos de desaparecimentos diminuíram em 8,8% entre os anos de 2021 e 2022.

No ano de 2022, Goiás registrou uma taxa de 18 desaparecidos por 100 mil habitantes. Em números absolutos, o estado teve 1.376 casos em 2021, mas esse número caiu para 1.271 em 2022. Em todo o Brasil, o total de desaparecidos no mesmo período foi de 74.061, com uma média de 203 desaparecimentos diários.

É importante ressaltar que apenas dois estados apresentaram diminuição nos registros de desaparecimento durante esse período: Goiás, com uma queda de 8,8%, e Minas Gerais, com uma retração de 1,2%. Todos os outros estados do país viram seus registros aumentarem.

Além da redução no número de desaparecidos, outro destaque foi o aumento no número de pessoas localizadas pela polícia. Em 2021, apenas 892 desaparecidos foram encontrados, enquanto em 2022, esse número subiu para 1.274. Contudo, não há informações específicas sobre se essas pessoas foram encontradas vivas ou mortas, e também não necessariamente desapareceram no ano em que foram localizadas.

Um caso de grande repercussão em 2022 foi o de Luana Marcelo, uma adolescente que desapareceu após ir à padaria e foi encontrada morta e enterrada na casa do homem que confessou tê-la assassinado em Goiânia.

Outro caso notório foi o de Thaís Lara, cujo desaparecimento em 2019 foi solucionado em 2022 após o assassino Reidimar Silva confessar o crime, desencadeando uma operação policial que levou à localização do corpo durante as buscas por Luana.

Para comunicar o desaparecimento de alguém, a Polícia Civil orienta não esperar 24 horas. A família deve procurar a delegacia de polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência assim que perceber a ausência incomum da pessoa. Quanto mais rápido o desaparecimento for notificado, maiores são as chances de encontrar a pessoa desaparecida.

O registro pode ser feito em qualquer unidade da Polícia Civil, no grupo especializado em Goiânia, ou pela delegacia virtual. Ao comunicar o desaparecimento, é criado um alerta em âmbito estadual para auxiliar na localização da pessoa desaparecida.

O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), do Ministério Público de Goiás, também trabalha para encontrar e identificar desaparecidos. O grupo utiliza sistemas eletrônicos para realizar as buscas e realizará o atendimento de forma humanizada.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias