Goiás vira vitrine nacional em tecnologia, inovação e economia verde no Globo Repórter
DM Redação
Publicado em 2 de agosto de 2025 às 15:43 | Atualizado há 20 minutos
A transformação tecnológica empreendida em Goiás nos últimos anos foi destaque na edição do Globo Repórter desta sexta-feira (1º/8). O programa detalhou como o estado tem se sobressaído no Brasil como uma terra de oportunidades na área digital, inovação, economia verde e desenvolvimento humano, o que proporciona um ambiente impulsionado pelas iniciativas governamentais, aliadas ao pioneirismo acadêmico e parcerias estratégicas. Apresentado pelos jornalistas Sandra Annenberg e Chico Regueira, o Globo Repórter definiu Goiás como o sucesso do “Brasil do Meio”, em referência à posição geográfica do estado.
O programa destacou que o governo estadual tem direcionado investimentos para fomentar um transporte coletivo mais sustentável e moderno na região Metropolitana de Goiânia. Um dos exemplos – mostrado pelo secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima – é a introdução de ônibus a biometano no BRT Leste-Oeste, ocorrida em março deste ano. A iniciativa é pioneira no país e visa à inclusão de até 500 veículos com essa tecnologia na frota até o final de 2026. A ação contribui para reduzir as emissões de gases poluentes e incentiva a cadeia de produção local.
“O biometano é um biocombustível e por ser biocombustível, não poluente. Por incrível que pareça, 60% a menos que um veículo elétrico que todos clamam como sendo não poluente. Biometano é uma tecnologia nacional revolucionaria”, explicou o secretário ao repórter Chico Regueira.
A renovação da frota inclui veículos com tecnologia menos poluente e a incorporação de ônibus elétricos, buscando uma matriz energética mais limpa. Em paralelo, a infraestrutura de mobilidade urbana está sendo totalmente revitalizada com reforma de terminais, modernização de abrigos, acessibilidade, sistemas de segurança e oferta de um transporte público mais confortável ao passageiro.

Nova era
Em Goiânia, o Globo Repórter apresentou um dos principais símbolos dessa nova era: o robô de entregas autônomo desenvolvido com tecnologia goiana, capaz de navegar entre andares e pessoas utilizando inteligência artificial e visão computacional. O projeto nasceu do sonho do engenheiro Lucas Assis, apaixonado por robótica desde criança e hoje responsável por uma tecnologia que já chegou à Irlanda e ao Canadá.
“A gente começou com pesquisadores da Universidade Federal de Goiás. Hoje temos robôs em Goiás, São Paulo e exportamos. É uma tecnologia com muito arroz e pequi no sangue”, disse Lucas durante o programa.
Esse avanço é impulsionado por uma estrutura sólida de pesquisa. O estado abriga o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia/UFG), o maior da América Latina, com mais de 400 pesquisadores e R$ 300 milhões já captados com apoio do Governo de Goiás.
Além disso, Goiás saiu na frente em 2025 ao aprovar a primeira lei estadual de regulamentação da inteligência artificial do Brasil, criando um ambiente jurídico seguro e atrativo para investidores e startups que desejam desenvolver soluções aplicadas ao agro, à indústria e aos serviços.
No serviço ao cidadão, Goiás também lidera nacionalmente. O governo estadual conquistou o primeiro lugar no ranking de oferta de serviços públicos digitais pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com mais de 700 serviços 100% digitalizados.
Entre outras iniciativas estão a inclusão da IA no currículo escolar na rede estadual, robótica nas Escolas do Futuro, formação de profissionais especializados e o incentivo à instalação de data centers alimentados por fontes de energia limpa. O Estado também é parceiro e sedia eventos de relevância nacional e internacional, como a Campus Party, o maior festival de tecnologia do mundo.
Economia em destaque
O Globo Repórter também mostrou que Goiás se consolidou como uma terra de oportunidades, figurando entre os três estados com maior ritmo de crescimento econômico no país. Canteiros de obras em expansão e a chegada de pessoas de várias partes do Brasil refletem esse cenário: mais empregos, novos negócios e uma economia em constante desenvolvimento.

O programa destacou ainda a força do agronegócio, setor que segue como um dos motores do desenvolvimento estadual. No primeiro trimestre de 2025, o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás teve um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. A agropecuária teve papel de destaque nesse resultado, com uma alta de 17,4%, impulsionada pelas boas estimativas de produção de soja, que deve atingir seu maior volume histórico neste ano. Os dados são do boletim da Conjuntura Econômica de Goiás, divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
“Campo e tecnologia andam juntas aqui. No Centro-Oeste, nós temos essa vantagem. Assim, como Goiás se desenvolveu para o Brasil, também se desenvolveu para o mundo. É uma terra de oportunidade”, resumiu Edwaldo Peixoto Stival, empresário do agronegócio. O programa pode ser revisto na plataforma Globoplay.
Fotos: Secti, Seapa e TV Globo