Goiás

Governo de Goiás declara guerra às queimadas com campanha impactante e operação integrada

Redação Online

Publicado em 11 de julho de 2025 às 14:31 | Atualizado há 4 horas

Agropecuária responde por 52% dos focos de incêndio
Agropecuária responde por 52% dos focos de incêndio

O governo goiano lançou a campanha “Queimadas: uma hora chegam até você” com instalações de fósforos gigantes que emitem fumaça artificial perto de escolas e hospitais. A ação chocante visa conscientizar sobre os R$ 1,5 bilhão em prejuízos causados em 2024, quando a fumaça levou ao fechamento de escolas e aumento de 37% nas internações por problemas respiratórios.

A Operação Cerrado Vivo 2025 mobiliza 1.200 bombeiros com novas tecnologias: 15 drones para monitoramento aéreo; oito Unidades Táticas Florestais para áreas remotas e 200 brigadistas contratados. A força-tarefa integra 14 órgãos estaduais e municipais, como a Federação da Agricultura.

Agropecuária responde por 52% dos focos de incêndio, dados oficiais revelam que: 449 mil hectares queimados em 2024; Formosa lidera com 28 mil hectares destruídos; 73% dos incêndios ocorrem entre julho e setembro. O Comitê de Gestão de Incêndios promete multas pesadas para infratores.

Arte: Secom-GO

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias