Home / Goiás

GOIÁS

Governo de Goiás investe em preservação e restauração de prédios históricos

Obras já estão em andamento

Imagem ilustrativa da imagem Governo de Goiás investe em preservação e restauração de prédios históricos

O Governo do Estado de Goiás destinou recursos a serem aplicados na restauração e preservação do acervo arquitetônico urbanístico em estilo Art Déco localizado na capital, Goiânia. Os prédios do Centro Cultural Marietta Telles Machado e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), situados na região da Praça Cívica, receberão atenção especial na pintura de sua fachada externa.

As obras foram iniciadas na última terça-feira, 25, e serão executadas por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), através do aporte de mais de R$ 3 milhões de reais. Além das ações realizadas nos edifícios do Centro Cultural Marietta Telles Machado e da SEDS, há previsão do início da reforma do Palácio das Esmeraldas, residência oficial do Governador, já para o próximo semestre deste ano. Para o primeiro semestre de 2024, o cronograma prevê a ampla restauração do Museu Zoroastro Artiaga e da Antiga Procuradoria Geral do Estado.

O planejamento para as obras em questão, obteve auxílio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que conduziu a realização de um estudo cromático para definir quais serão as novas cores recebidas pelas imóveis. Além dos serviços de pintura, todos os trabalhos previstos, contemplam reparo nas rachaduras, marquises e nas chamadas pingadeiras.

De acordo com a Secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o desejo da atual gestão, não é apenas preservar o patrimônio físico do estado, mas também preservar as raízes imateriais ali representadas.


		Governo de Goiás investe em preservação e restauração de prédios históricos
Divulgação SECULT/GO

“Quando nós falamos de revitalização de patrimônio, quando falamos da realização de obras, nós não estamos falando somente do patrimônio material, somente da construção, mas estamos falando da nossa cultura, e toda nossa história. Além de ser importante cuidar do material, tudo que aquela construção representa, ou tem uma simbologia para o estado, para nós é de extrema importância.” Yara Nunes Secretária de Estado da Cultura

Ela afirma que diversas outras obras que visam a revitalização do patrimônio histórico e cultural do estado, também já estão em execução.

“O Governador Ronaldo Caiado, tem investido para preservar a nossa cultura, para preservar nossas tradições. Por exemplo, hoje (26 de julho) foi entregue a primeira obra do programa “Fé, religiosidade e devoção”, que foi a Igreja de Areias, mas também nós temos a Catedral de Sant’ana que já está em obras, a Igreja do Arraial de Ferreiro, nós já assinamos a ordem de serviço. A revitalização da Igreja do Senhor do Bomfim lá em Silvânia, já teve seu edital publicado, então nos próximos meses, não só igrejas, mas diversos prédios históricos serão revitalizados.” Yara Nunes Secretária De Estado da Cultura

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias