Home / Goiás

GOIÁS

Paciente é internada na UTI após preenchimento estético

Betânia Lima foi hospitalizada com embolia pulmonar grave após procedimento estético realizado por uma esteticista.

Imagem ilustrativa da imagem Paciente é internada na UTI após preenchimento estético

A profissional autônoma Betânia Lima Guarda, de 29 anos, foi hospitalizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após realizar um procedimento estético nos glúteos em Goiânia. Acompanhando Betânia no hospital, seu ex-marido informou que ela foi admitida na unidade devido a complicações graves, como embolia pulmonar, hemorragia no pulmão e seu estado clínico é delicado.

"A equipe médica inicialmente tinha dúvidas sobre sua sobrevivência devido às complicações. Embora seu quadro esteja melhorando, ela permanece na UTI devido a complicações renais, pulmonares e inflamações musculares", explicou Cláudio Fernandes.

Betânia decidiu fazer o procedimento sozinha com uma esteticista na última sexta-feira, 23, em uma clínica no Setor Urias Magalhães. Conforme a delegada Emília Podestà, a profissional responsável pela aplicação afirmou ter utilizado "ácido hialurônico com um bioestimulador". A defesa da esteticista optou por não se pronunciar.

Segundo seu ex-marido, Cláudio Fernandes, Betânia contratou um pacote que incluía a aplicação no rosto e nos glúteos. O procedimento no rosto transcorreu sem problemas, porém, quando iniciaram o processo nos glúteos, ela começou a sentir-se mal.

Após passar mal, Betânia foi levada pela esteticista ao Centro Integrado de Atenção Médico-Sanitária (Cais) do mesmo setor. De lá, um amigo foi chamado e ela foi encaminhada ao Hospital Premium, onde permanece internada. O hospital não divulgou informações sobre o estado de saúde da paciente.

De acordo com Cláudio, o relatório médico enviado na manhã desta terça-feira, 27, informou que Betânia está em estado grave e sem previsão de alta. Ela chegou a ser intubada, mas foi extubada na última segunda-feira, 26, e está respira por conta própria. No entanto, seu estado de saúde ainda é delicado.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (CREMEGO) defende que procedimentos invasivos como esse sejam realizados apenas por médicos, assim como as Sociedades de Especialidades, como Dermatologia e Cirurgia Plástica, também apoiam a necessidade de profissionais médicos para realizar tais procedimentos.

De acordo com informações da delegada responsável pelo caso, foram ouvidos o ex-marido de Betânia, o amigo e a esteticista envolvida no procedimento estético. Além disso, a polícia realizará uma perícia no produto que restou da aplicação na paciente e analisará os prontuários médicos para entender melhor o que ocorreu.

A delegada ressaltou ser prematuro atribuir culpa à proprietária da clínica agora, pois ainda não se sabe se a paciente possui alguma alergia não comunicada ou se usou algum medicamento anteriormente sem informar à clínica.

A investigação também verifica se o produto utilizado possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se houve alguma adulteração. Registros do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária estão sendo solicitados para verificar a regularidade da clínica em questão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias