Home / Internacional

INTERNACIONAL

O mundo sob ameaça de pandemia por Coronavírus

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhsnom Ghebreyesus, afirmou nesta segunda-feira (9), em uma entrevista coletiva, que ameaça de pandemia do novo coronavírus se tornou muito real.

Os países com maior incidências de casos de Covid-19 são a China, onde o vírus surgiu, o Irã, a Coréia do Sul e a Itália. Segundo Tedros: "De todos os casos reportados ao redor do mundo até agora, 93% são de apenas 4 paises. Essa é uma epidemia desigual no nível global. Países diferentes têm cenários diferentes, pedindo uma resposta personalizada".

COVID-19, constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Existem sete coronavírus humanos (HCoVs) conhecidos, entre eles SARS-COV ( causador da síndrome respiratória aguda grave), o MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio) e o COVID-19.

A incidência de casos do novo COVID-19 foram primeiramente notificados na República Popular da China, em 31 de dezembro de 2019. Já são 102 países com casos confirmados 105.586 e 3.584 mortos, a maioria na China (80.859 casos e 3.100 óbitos). São 25 casos confirmados no Brasil.

A Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), prestam apoio técnico aos países, na preparação e resposta ao surto de COVID-19.

Como se prevenir do contágio do Coronavírus

O protocolo de proteção são os mesmos utilizados para prevenir doenças respiratórias: se tiver febre, tosse, dificuldades para respirar, deve procurar atendimento médico; lavar as mãos com água e sabão ou com desinfetantes a base de álcool; cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar tocar olhos, nariz e a boca com as mãos sem lavá- las; evitar compartilhar copos, pratos, talheres ou outros artigos de uso pessoal; limpar ou desinfetar objetos e superfícies que são compartilhadas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias