Home / Internacional

INTERNACIONAL

China faz alerta sobre pneumonia mais mortal que o Sars-CoV-2 no Cazaquistão

De acordo com a embaixada da China no Cazaquistão surgiu uma pneumonia, ainda desconhecida, com uma fatalidade maior do que o Sars-CoV-2. Nesta sexta-feira (10), a ex- república soviética na Ásia contestou as declarações chinesas

Segundo o portal de notícias G1, a China pronunciou que a doença, ainda em investigação causou 1.772 mortes no primeiro semestre de 2020, 628 delas em junho. Ainda confirmou que três regiões do Cazaquistão estão afetadas e entre as vítimas estariam cidadãos chineses.

"A taxa de mortalidade é muito maior que a do Covid-19", destacou a representação diplomática chinesa ao "Global Times". O anuncio chinês citava inicialmente uma "pneumonia cazaque", mas depois o termo foi modificado por "pneumonia "não-covid".

O ministro cazaque da Saúde argumentou que as alegações "da mídia chinesa não correspondem a realidade", mas não usou uma referência direta ao comunicado oficial da embaixada.

Segundo o ministério do Cazaquistão, há pacientes registrados como afetados por pneumonia e não pelo novo coronavírus, apesar dos sintomas, já que os testes foram negativos. No total, o país contabiliza até esta sexta-feira 57.747 casos e 264 mortes, mas como os habitantes da Ásia Central é acusado por observadores e ONGs de atenuar a dimensão da pandemia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias