Home / Internacional

INTERNACIONAL

Rússia detecta primeiro caso de gripe aviária em humanos

A Rússia reportou o primeiro caso de transmissão de uma nova cepa do vírus da gripe aviária em humanos para a Organização Mundial da Saúde (OMS), neste sábado (20), disse Anna Popova, chefe da agência russa de Vigilância Sanitária, Rospotrebnadzor.

" Relatamos o caso à OMS há vários dias, quando tivemos certeza absoluta do que nossos resultados apresentavam", disse Anna Popova em entrevista à televisão estatal Rossiya 24.

Chamada H5N8, essa nova variação do vírus influenza foi encontrada em sete funcionários de uma granja, depois que um surto de gripe atingiu o local de trabalho, ainda em dezembro.

A diretora da Rospotrebnadzor afirmou que não há nenhum indício de que o vírus tenha sido transmitido entre humanos, o que indica uma infecção direta pelo contato com os animais.

Mutações do vírus são bastante comuns, e a OMS acompanha de perto com a ajuda da agência nacionais, quaisquer alertas de novas transmissões.

Essas alterações ocorrem com frequência e não necessariamente deixam o vírus mais forte ou mais transmissível. Surtos da cepa H5N8 foram relatados na Rússia, Europa, China, Oriente Médio e Norte da África nos últimos meses, apenas em aves.

Uma outra cepa do vírus influenza, conhecida como H5N1, também encontrada em aves, já se mostrou transmissível para humanos. Segundo a OMS, além dessa variante, as H7N9 e H9N2 também foram conhecidas por se espalhar para os humanos.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Onlinewww.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias