Biden cita Bolsonaro no informe atual
Redação DM
Publicado em 31 de março de 2021 às 11:59 | Atualizado há 4 anos
O informe anual, produzido pelo Departamento de Estado norte americano, cita diretamente os ataques de Jair Bolsonaro contra a imprensa. No informe está descrito abertamente as violações de direitos fundamentais no Brasil. Tal ato pode ser um sinal que os direitos humanos estarão no centro da política externa do governo de Biden.
O documento é produzido todos os anos e envolve uma avaliação de todos os governos do mundo. Na edição publicada na última terça-feira (30), em Washington, o presidente Bolsonaro foi citado de uma forma negativa.
“A constituição e a lei estabelecem a liberdade de expressão, inclusive para a imprensa, mas o governo nem sempre respeitou este direito”, aponta o informe, assinado pelo chefe da diplomacia de Biden, Antony Blinken.
De acordo com o Departamento de Estado os jornalistas são constantemente mortos, ou sujeitos a assédio, ataques físicos e ameaças como resultado de suas reportagens publicadas. No documento é citado um caso que aconteceu em maio do ano passado. O jornalista Leonardo Pinheiro foi morto enquanto conduzia uma entrevista em Araruama, no Estado do Rio de Janeiro. Até outubro, as autoridades não haviam identificado nenhum suspeito ou motivo.
Contudo, a forma com que o presidente do Brasil se refere aos jornalistas e a imprensa em geral é algo que vai totalmente contra o governo de Biden, que deixa claro no documento não ser a favor de tal tratamento.
Leia também:
- Goiás perde cartunista que desafiou ditadura com caneta e humor
- Bombeiro de folga salva piloto de parapente após queda em mata no rio Araguaia
- Nuvem em forma de tubo invade o céu de Portugal e gera alerta em praias
- Violência em Jataí: professor que foi atacado com pedra e chutes na cabeça segue em estado grave
- Velório de Jorge Braga acontece nesta segunda-feira em Goiânia