Home / Internacional

INTERNACIONAL

Batendo recorde, onda de calor no Canadá deixa ao menos 230 mortos

Uma onda de calor registrada na Colúmbia Britânica, província do Canadá, deixou ao menos 230 pessoas mortas desde a última sexta-feira (25). A cidade de Lytton chegou a registrar 49,5ºC na terça-feira (29), sendo a maior temperatura já registrada no país.

De acordo com a chefe dos legistas, Lisa Lapointe, desde sexta-feira "o Serviço de Legistas da Colúmbia Britância (uma espécie de IML, no país) tem registrado um aumento significativo nas mortes reportadas, com a suspeita de que o calor extremo contribuiu".

A especialista ainda afirma que esse número deve aumentar à medida que os registros são atualizados. As temperaturas no Canadá este ano estão cerca de 9°C mais altas do que o usual nesta época.

Normalmente, são reportadas cerca de 130 mortes durante um período de quatro dias. Então o governo canadense registrou nos anos anteriores um número muito abaixo do que as 233 mortes registradas entre a última sexta-feira (25) e segunda-feira (29).

As autoridades apuram as causas destas mortes e também buscam saber se o aumento na temperatura média está relacionada com o alto número. segundo Lisa Lapointe, determinados grupos de pessoas podem ficar ainda mais suscetíveis as consequências do aumento de temperatura.

“Exposição ao calor pode levar a consequências severas ou fatais, particularmente em idosos, bebês, crianças e pessoas com doenças crônicas”, afirma a legista.

Em Vancouver, onde a vários dias se registra temperaturas acima de 30ºC, morreram 134 pessoas desde sexta-feira (25). A região normalmente atinge uma média de 21ºC nesta época. Na estação de esqui de Whistler, os termômetros chegaram a marcar 42ºC.

Por conta da onda de calor, as prefeituras do país abriram “centros de resfriamento”, suspenderam aulas e campanhas de vacinação contra a Covid-19. A alta demanda fez com que aparelhos de ar-condicionado e ventiladores ficassem em falta nos mercados e lojas de eletrodomésticos.

*Com informações do Metrópoles.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias