EUA tem aval para remédio contra Alzheimer
Redação DM
Publicado em 8 de junho de 2021 às 09:23 | Atualizado há 4 anos
A Food And Drug Administration (FDA), que regula o uso de medicamentos nos EUA, aprovou ontem o remédio Aducanumabe, fabricado pela Biogen Inc. para combater o Alzheimer. A decisão, que causou controvérsias, deve afetar o futuro da pesquisa e do tratamento da doença. Na prática, a FDA está orientando a Biogen a conduzir um estudo pós-aprovação para confirmar que o medicamento de fato funciona.
O Aducanumab visa a remover os depósitos pegajosos de uma proteína chamada beta amilóide dos cérebros de pacientes em estágios iniciais de Alzheimer para evitar a devastação da perda de memória.
Nos meses que antecederam esse anúncio, o Aducanumabe foi objeto de intenso debate entre pesquisadores, pacientes e defensores. A Biogen sustenta que, ao desacelerar a doença, ele dá aos pacientes um tempo valioso para estar com suas famílias e viver suas rotinas. Mas os críticos argumentam que os dados sobre sua eficácia são fracos, inconsistentes, e a aprovação do FDA é uma redução perigosa dos seus padrões habituais de exigência.
A doença de Alzheimer é a sexta causa de morte nos EUA. “Há uma necessidade médica enorme não atendida” de novos tratamentos, disse Billy Dunn, diretor de avaliação de produtos de neurologia do FDA, em uma reunião técnica em novembro.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Leia também:
- Criminosos sequestram 10 ônibus para barrar operação policial no Rio
- Crise entre Brasil e Estados Unidos: Tarcísio ignora Bolsonaro e defende cooperação via Itamaraty
- Esquerda usa verde-amarelo para ressignificar patriotismo e direita reage com slogan “Defenda o Brasil do PT”
- Goiânia recebe o 1º Hospital do Dente do Centro-Oeste
- Entenda os benefícios da harmonização de glúteos