Japonês sobrevivente de Hiroshima morre aos 96 anos
Redação DM
Publicado em 27 de outubro de 2021 às 17:13 | Atualizado há 7 meses
O japonês Sunao Tsuboi, um sobrevivente do bombardeio atômico de Hiroshima em 1945, morreu aos 96 anos no último sábado, 23, conforme o diretor Nihon Hidankyo que atua em organização de vítimas da bomba nuclear.
Tsuboi era um professor, ativista e defensor do desarmamento nuclear. Em 2016, se reuniu com ex-presidente americano Barack Obama durante sua visita a Hiroshima no evento em memória às vítimas do ataque. Em 6 de agosto de 1945, Tsuboi tinha 20 anos e estava na Faculdade de Engenharia de Hiroshima quando os americanos lançaram a primeira bomba atômica da história, matando cerca de 140 mil pessoas.
Três dias após o primeiro ataque, o segundo bombardeio foi lançado sobre a cidade de Nagasaki, e matou cerca de 40 mil pessoas, levando a rendição japonesa em 2 de setembro e encerrando a Segunda Guerra Mundial. O ataque transformou a cidade em um inferno e provocou milhares de mortes.
“Eu sofri queimaduras no corpo todo”, disse Tsuboi ao recordar o acontecido em 2016 à Agence France-Presse (AFP). Segundo o Hidankyo, ele morreu vítima de uma anemia.

- Vídeo mostra motociclista em manobra arriscada e alerta para perigo nas ruas
- Governos Federal e de São Paulo disputam protagonismo em reuniões sobre tarifas de Trump
- Eduardo Bolsonaro ataca Tarcísio e diz que negociação com EUA é “desrespeito”
- Conheça a nova namorada de Caio Castro
- Nova série de Harry Potter divulga primeira imagem oficial e dá início à produção