Stanford desenvolve bengala com tecnologia de carros autônomos
Redação DM
Publicado em 19 de outubro de 2021 às 13:08 | Atualizado há 4 anos
Engenheiros da Universidade de Stanford, no Estados Unidos, trabalham neste momento para desenvolver uma bengala que possa usar a mesma tecnologia de carros autônomos, com o intuito de auxiliar o equivalente a 250 milhões de pessoas que tem deficiência visual em todo mundo.
De acordo com as informações divulgadas, a ideia é adicionar sensores que possam apitar quando um obstáculos atrapalhar o caminho, e também desenvolver um aparelho que seja capaz de identificar algum objeto e possa fazer com que a o deficiente visual consiga desviar dele.
Além de identificar e fazer com que o usuário possa desviar, a bengala com tecnologia autônoma serviria também como um guia para que o deficiente visual possa chegar até o destino final desejado por ele.
Os pesquisadores usaram o sensor LIDAR (sigla em inglês para detecção de luz e alcance), que é a mesma tecnologia usada em carros e aeronaves autônomas, e usa lasers para identificar o objeto e descobrir a distância até ele.
Além dessa tecnologia, os cientistas acrescentaram a bengala GPS, acelerômetros, magnetômetros e giroscópios, que vão auxiliar a acompanhar, ou seja, monitorar a posição e velocidade do usuário do aparelho.
*Com informações da SuperInteressante
Leia também:
- Jorge Braga, um dos maiores cartunistas do Brasil e que atuou do DM, morre aos 68 anos
- Instituto Marília Mendonça abre mais uma unidade
- Fazendas nos EUA ficam vazias após batidas contra imigrantes, e colheitas apodrecem nos campos
- STF condena a 17 anos de prisão homem que roubou bola de Neymar no 8 de janeiro
- Prefeitura de Goiânia amplia Direita Livre para 72 pontos