Home / Internacional

INTERNACIONAL

Relembre a trajetória da Rainha Elizabeth II

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos de idade, tendo cumprido mais de 70 anos como monarca, a mais longeva da história britânica e segunda mais longeva da história do Ocidente. Seu extraordinário reinado, que começou em 1952, abrangeu 15 primeiros-ministros britânicos e 14 presidentes dos Estados Unidos. Conforme anunciado pela Casa Real Britânica às 14h30: "A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", informou. Elizabeth II herdou o trono de um país que sofria as mazelas da guerra, e ao longo de sua jornada, mesmo diante de momentos turbulentos e de um mundo em constante e profunda transformação, sempre foi admirada por sua estabilidade, lealdade, firmeza e coragem.

Em nota, a Casa Real havia divulgado nesta manhã sobre a preocupação dos médicos com a saúde da Rainha: “Após uma nova avaliação feita esta manhã, os médicos da Rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela se mantenha sob supervisão médica. A Rainha continua confortável e em Balmoral”, dizia a nota. Em seguida, por orientação médica, seus quatro filhos, incluindo o Príncipe Charles e netos, príncipe William e Harry se reuniram em Balmoral para estar com ela. Ainda não há informações sobre os seus últimos momentos.

Em comunicado, o Rei Charles, sucessor do trono, expressa: "A morte da minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família. Lamentamos profundamente o falecimento de uma Soberana querida e de uma Mãe muito amada. Eu sei que sua perda será sentida profundamente em todo o país, nos reinos, na comunidade britânica, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo. Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos consolados e sustentados pelo nosso conhecimento do respeito e afeto profundo com os quais a rainha era amplamente considerada”.

A vida da Rainha Elizabeth foi marcada pelo senso de dever e dedicada plenamente a serviço da Coroa e do povo britânico. Além disso, permanecia como líder soberana de 15 nações — incluindo Austrália, Canadá e Nova Zelândia — e chefe de uma Comunidade de mais de 50 nações. Ela viajou o mundo como embaixadora de conquistas britânicas, atos de caridade e prestígio a outras nações e personalidades.

Relembre a trajetória de Elizabeth II:

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu no dia 21 de abril de 1926. Ela era herdeira do trono, mas terceira na linha de sucessão. Seu pai, o príncipe Albert, "Bertie" para amigos e familiares - era o segundo filho do monarca reinante, o rei George V. Seu irmão mais velho, Davi, conhecido por sua denominação real Eduardo de Gales, foi o primeiro na linha de sucessão ao trono, mas era solteiro, sem filhos, e sem interesse na coroa de seu pai e os deveres referentes a ela. O início da vida da Princesa Elizabeth já demonstrava o seu diferencial senso de responsabilidade. Na primeira visita ao Castelo de Balmoral, em 1928, o então futuro primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, afirmou sobre a princesa de apenas dois anos de idade: "um ar de autoridade e reflexividade surpreendente em uma criança".

Quando o rei George V morreu, em 1936, seu filho mais velho, com o nome de Edward VIII o sucedeu, reinado que durou apenas 10 meses. Edward abdicou do trono para se casar com a americana Wallis Warfield Simpson, divorciada duas vezes, decisão considerada inaceitável política e religiosamente. "Eu sempre disse a eles para não me colocarem em uma moldura de ouro", disse ele. Dessa forma, o Duque de York se tornou o Rei George VI. A coroação do pai deu a Elizabeth um vislumbre do seu futuro, pois havia se tornado naquele momento a primeira na linha sucessória, aos 10 anos de idade.

Elizabeth II tornou-se rainha em 1952, aos 25 anos de idade, após a morte do pai, o rei George VI. Sua coroação ocorreu no ano seguinte. Winston Churchill, ministro de seu pai, seguiu como seu ministro. A Chefe de Estado testemunhou eventos históricos, desde guerras e conflitos até avanços tecnológicos e mudanças sociais. Viúva do príncipe Philip, que morreu em abril do ano passado, aos 99 anos, Elizabeth II deixa oito netos e 12 bisnetos.

Leia mais:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias