Home / Internacional

INTERNACIONAL

Após terceira lista, brasileiros ainda aguardam autorização para deixarem região em meio a conflitos em Gaza

Enquanto lista de estrangeiros autorizados é divulgada, brasileiros enfrentam dificuldades e esperam pelo retorno ao Brasil

Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images

As autoridades de Gaza anunciaram uma nova lista com nomes de civis que estão autorizados a deixar o território, após um acordo entre Israel, Egito e o Hamas, ocorrido nesta sexta-feira (3). Esta é a terceira lista de estrangeiros autorizados a sair da região desde o início do conflito. No total, a lista contém 571 nomes de cidadãos dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, México, Itália e Indonésia. Notavelmente, brasileiros não estão incluídos nessa relação, e a Embaixadora do Brasil na Palestina está monitorando a situação de 34 pessoas que desejam deixar a região.

Os brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza estão angustiados devido aos incessantes bombardeios, enfrentando desafios para estabelecer contato com seus familiares. Adicionalmente, a região sofre com a escassez aguda de recursos vitais, incluindo água, alimentos e medicamentos.

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, expressou solidariedade aos brasileiros em Gaza, e o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou que a autorização para deixar a região depende das autoridades israelenses. Um avião da Força Aérea Brasileira já está em território egípcio e deve ser utilizado para trazer o grupo de brasileiros de volta ao Brasil.

Os brasileiros que estão aguardando em Gaza receberam a promessa de acolhimento com atendimento médico, assistência médica, assistência social e regularização migratória por parte do governo brasileiro. No entanto, ainda não há uma previsão para quando serão autorizados a deixar a região.

Enquanto o conflito perdura, a solidariedade e a empatia são fundamentais para ajudar as pessoas a lidar com as angústias que enfrentam. A espera pode ser um dos desafios mais difíceis que alguém pode enfrentar, mas o amor e a determinação das famílias que aguardam são verdadeiramente inspiradores. A esperança de reunião e o desejo de paz são forças poderosas que nos lembram da resiliência humana em face da adversidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias