Home / Internacional

INTERNACIONAL

Brasil e China completam cinquenta anos de parceria comercial

Passamos os últimos quatro anos com trocas de acusações e poucas relações.

Deixamos de ser o país do futuro e a China se tornou uma das principais economias do mundo. Houve um tempo em que os produtos Made in China, eram sinônimos de coisas baratas e descartáveis, os famosos 1,99, mas esse tempo ficou pra trás. Segundo o Coordenador do Centro brasileiro de estatística e negócios internacionais, Alexandre Uehara, "a gente pode até encontrar alguns produtos mais baratos provenientes da China, mas a china acabou transportando a produção desses produtos para outros países no sudeste da Ásia mesmo, onde a mão-de-obra é mais barata, como por exemplo Malásia, Taiwan .

Já para Charles Tang- Presidente da câmara de comércio Brasil-China, "nós todos sabemos que a China é um líder de alta tecnologia, tanto é que na lida dos 5 Gs , outros países como os Estados Unidos não tem. Quase todas as empresas do Brasil tem ligações com a China, eles compram máquinas, ou compram matéria-prima, ou compram componentes".

Hoje o Brasil importa por ano cerca de 60 bilhões de dólares da China, principalmente produtos eletro eletrônicos e chips para automóveis e diversos tipos de telecomunicações. Já o Brasil exporta em média 90 bilhões de dólares em commodities, produtos básicos como soja, minério de ferro e petróleo. Somos os maiores exportadores de produtos agropecuários para o país asiático. Vendemos mais que compramos, e essa balança ajuda controlar o superávit brasileiro.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias