Home / Internacional

INTERNACIONAL

Classe política dos EUA é alvo de protesto de jovens criadores de conteúdo do TikTok

Tiktokers protestam contra possível banimento da plataforma e diretor-executivo da dona da rede social é convocado para depor no Congresso americano.

Criadores de conteúdo protestam contra possível banimento do TikTok nos EUA. Criadores de conteúdo protestam contra possível banimento do TikTok nos EUA.

Um grupo de criadores de conteúdo do TikTok realizou um protesto em frente à sede do Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira (22). Eles se manifestaram contra os pedidos de proibição do aplicativo chinês pelo governo americano, que alega que a plataforma representa uma ameaça à segurança do país.

Cerca de uma dúzia de adolescentes, professores e empreendedores compareceram ao protesto e defenderam que o TikTok trouxe benefícios em suas vidas e se transformou em um meio de subsistência. Alguns disseram ter viajado à capital americana por conta da empresa.

Desde o governo do ex-presidente Donald Trump, o TikTok está na mira de autoridades americanas por uma suposta ligação da empresa com o governo chinês. O governo de Joe Biden também considera banir o aplicativo.

A Comissão de Energia e Comércio da Câmara dos EUA marcou para esta quinta-feira (23) uma sessão com Shou Zi Chew, diretor-executivo da ByteDance, dona do TikTok. Em uma versão prévia do depoimento que foi apresentada às autoridades dos EUA, o executivo afirma que a ByteDance não é uma agente do governo da China e nunca recebeu pedidos para compartilhar informações de usuários com autoridades chinesas.

Os usuários que apoiam a plataforma afirmam que ela está tão exposta a violações de dados quanto qualquer outro aplicativo que colete informações pessoais. O grupo afirma ainda que os congressistas deveriam trabalhar para endurecer leis de privacidade.

Com 150 milhões de usuários nos Estados Unidos, o TikTok foi proibido em todos os dispositivos federais e em alguns governos estaduais e bloqueado em várias universidades públicas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias