Home / Internacional

INTERNACIONAL

Começou hoje o julgamento do ex-jogador Daniel Alves na Espanha

Através da advogada, o ex-jogador, no início da sessão, se disse vítima de um "tribunal paralelo" formado pela opinião publica e pediu anulação do julgamento

Daniel Alves ex-jogador brasileiro - Foto Reprodução Instagram Daniel Alves ex-jogador brasileiro - Foto Reprodução Instagram

O julgamento do ex-jogador brasileiro, Daniel Alves, começou hoje, segunda-feira, 5, na Espanha. Ele é acusado de ter estuprado uma mulher em uma boate na cidade de Barcelona.

O julgamento tem prazo de três dias para ser finalizado, onde além do ex-jogador serão ouvidas 28 testemunhas, além da vítima que acusa Daniel, que será feito em Audiência de Barcelona a estância mais alta da Justiça Local.

A advogada, Inés Guardiola, do ex-jogador afirmou, no início da sessão, que Daniel Alves se diz vitima de um "tribunal paralelo" formado pela opinião publica e pediu anulação do julgamento, segundo a defesa o juiz não aceitou que um segundo preito examinasse a vítima, para que novos testes fossem realizados.


		Começou hoje o julgamento do ex-jogador Daniel Alves na Espanha
Familiares e defesa chegam no jungamento. Print reprodução: TV GLOBO


Segundo informações do jornal espanhol La Vanguardia, a defesa do ex-atleta solicitou que, caso seu pedido fosse negado e o julgamento não fosse suspenso, que o seu cliente fosse ouvido no final do julgamento, depois dos depoimentos da vítima e as testemunhas.

O julgamento deverá acontecer até o dia 7, quarta-feira, onde acontecerão os depoimentos de Daniel, 28 testemunhas que estavam na boate naquela noite, em que o suposto estupro aconteceu, em 30 de dezembro de 2022. As testemunhas foram arroladas por ambas as partes, tanto da defesa quanto da acusação.

Nesta primeira sessão, serão ouvidos o ex-jogador e mais seis testemunhas, outras 22 falarão amanhã terça-feira, dia 6. A jovem espanhola será ouvida em sala privada, sem acesso da imprensa, de acordo com o Tribunal, a vítima não irá ao julgamento pois a Justiça determinou que sua identidade seja preservada.


		Começou hoje o julgamento do ex-jogador Daniel Alves na Espanha
Print reprodução: TV GLOBO. Print reprodução: TV GLOBO


Para a imprensa a juíza, declarou que não há prazo para que a sentença aconteça, e que até que seja divulgada, Daniel continuara preso preventivamente, conforme a decisão atual da Justiça.

A defesa da mulher que acusa o brasileiro quer uma sentença de 12 anos, três anos a mais que o Ministério Público espanhol que está pedindo nove anos de reclusão.

Contra o tempo

Na semana passada a advogada de Daniel Alves tentou firmar um acordo, a informação foi noticiada pela rede de TV espanhola Telecinco, após ouvir fontes próximas da acusação e defesa. Caso houvesse um acordo o julgamento poderia ter sido cancelado.

A Telecinco, noticiou que as conversas sobre um possível acordo chegou a ser protocolada na Justiça, mas as negociações não se concluíram, pois a mãe do ex-jogador teria divulgado imagens da vítima ainda no final do ano passado, em dezembro de 2023, ela publicou em suas redes sociais um vídeo no qual afirmou ser imagens da espanhola que alegava ter sido estuprada por Alves.

A Justiça de Barcelona havia proibido que informações e imagens da vítima fossem disseminadas enquanto o processo está em andamento. De acordo com o jornal espanhol "El Periódico", a espanhola afirmou que irá processar a mãe de Daniel.

Acusação

Em dezembro de 2022 uma mulher acusa o ex-jogador de tê-la estuprado dentro de uma boate em Barcelona. Daniel Alves nega a acusação. No país as denuncias de estupro são investigadas em geral de agressão sexual, que tem uma pena que varia de quatro a 15 anos de prisão

A partir de janeiro em depoimentos Daniel Alves se contradiz. Ele teria mudado a versão cerca de três vezes. Na primeira vez em que comentou sobre o assunto foi em um programa de TV da Espanha quando disse que não conhecia a jovem que o acusava.

Em abril, quando já estava detido, o ex-atleta teria disse à juíza responsavel pelo caso que manteve relações com a mulher, mas que não havia tido penetração, e que teria sido consensual, argumentou que mentiu porque não queria que sua esposa soubesse da relação extraconjugal. A modelo,Joanna Sanz, que estava casada com Daniel, pediu a separação.

Em seu ultimo depoimento admitiu que houve penetração, mas continuou na versão de que foi consensual, a vítima nega. Desde então, o brasileiro está em prisão preventiva, sob alegação de que ele pode fugir para o Brasil. Sem direito a fiança e no mesmo presídio em Barcelona.

A juíza responsável pelo caso determinou que Daniel Alves efetue um pagamento de €150 mil euros, (em moeda real, cerca de 798 mil) para ressarcir danos e cobrir prejuízos que a vítima tenha tido.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias