Home / Internacional

INTERNACIONAL

Curiosidades sobre o Catar, um país construído em um deserto

O Diário da Manhã separou algumas curiosidades sobre o país-sede da Copa do Mundo de 2022, confira

Imagem ilustrativa da imagem Curiosidades sobre o Catar, um país construído em um deserto

Após o anúncio de que a Copa do Mundo de 2022 seria realizada no Catar, muito se tem pesquisado sobre o país, visto que este é o primeiro do Oriente Médio a sediar uma copa. Com um calor escaldante, que passa dos 40°C na maior parte do ano, o Catar está localizado na costa nordeste da Península Arábica.


			Deserto no Catar
Foto: Reprodução/Jirayu Koontholjinda/Unsplash

Construído em cima de um deserto, o país não tem rios, cachoeiras ou florestas, com isso, a produção agrícola é inexistente. O clima seco e árido formam paisagens onde fumaças, provenientes da poluição das cidades, tomam conta do ambiente.

Com 2,9 milhões de habitantes, o Catar tem uma população semelhante a de Salvador. Cerca de 80% das pessoas que vivem lá são de outros países, principalmente da Índia, Nepal, Paquistão e Bangladesh.

É por conta destes imigrantes, que chegaram no país na década de 1970 para ajudar a construí-lo, que o Catar é hoje uma das nações mais ricas do mundo. Seu índice de desenvolvimento humano (IDH), por exemplo, é de 0,848, considerado muito alto.

Considerado o país com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo (R$ 357,338 bilhões), quase não são cobrados impostos por lá.

Certo, mas se o país foi construído no meio do deserto, de onde vem a água consumida pelos cataris?

A água consumida pelos seus habitantes vem nada mais, nada menos do que do mar. Mas para que isso aconteça, antes a água passa por um processo de dessalinização, que é a separação do sal da água.


			A água consumida no país vem do mar, após passar por um processo de dessalinização
Foto: Reprodução/Karla Villaizan/Unsplash

O verão catari costuma registrar temperaturas que passam dos 50°C, muitas pessoas relatam suar o tempo todo, visto que vestimentas acima do joelho são proibidas e as camisetas devem cobrir os ombros, ou seja, nada de regatas!

Mas para enfrentar o calor desértico, há ar condicionado nas ruas. Sim, isso mesmo que você leu, o ar condicionado nas ruas das cidades saem por pequenas aberturas no meio da calçada. Os estádios também contam com ar condicionado para que o calor seja amenizado e ninguém passe mal.

A Copa do Mundo acontece em novembro e dezembro justamente por serem os meses mais amenos do ano, com temperaturas entre 20°C e 30°C.

E por falar em cidades, a maior cidade do país é Doha, com quase 1 milhão de habitantes (mais da metade da população catari) e é composta por vários arranha-céus, sua silhueta é deslumbrante e contrasta brilhantemente com o deserto.


		Curiosidades sobre o Catar, um país construído em um deserto
Foto: Reprodução/Jirayu Koontholjinda/Unsplash

Existem ilhas artificiais na cidade, como The Pearl (A Pérola, em português). Nas ilhas, casas e resorts marcam o luxo do país, que investiu no comércio de pérolas e de pesca e hoje exporta petróleo e gás natural.

Os finais de semana começam na sexta-feira e terminam no sábado, já que sexta é um dia sagrado para os muçulmanos. Portanto, o primeiro dia útil no país é o domingo.

Estas são algumas curiosidades que fazem do Ctar um país completamente diferente do nosso Brasil, por isso, se você não teve a oportunidade de ir até lá assistir aos jogos, vale à pena prestar atenção nos detalhes enquanto um jogo passa na televisão. Afinal, não é sempre que temos a oportunidade de explorar um lugar tão peculiar.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias