Desaparecimento no AM: ‘Intensifique o esforço’, pede Jornais internacionais em carta a Bolsonaro
Letícia Graziely da Silva
Publicado em 9 de junho de 2022 às 12:32 | Atualizado há 3 anos
Editores de jornais, organizações e agências de notícias globais enviaram nesta quinta-feira, 09, uma carta conjunta ao presidente Jair Bolsonaro, pedindo mais esforços nas buscas pelo jornalista britânico Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Pereira, desaparecidos desde domingo, 05, no Vale do Javari, no Amazonas.
O documento é assinado pelos editores dos jornais “The Guardian”, “The Washington Post”, “New York Times”, “Wall Street Journal”, “Folha de São Paulo”, das agências de notícias Associated Press, France Presse e Bloomberg News e do Pulitzer Center, além de chefes e representantes de outros 18 veículos e organizações de comunicação e jornalismo. Leia a carta na íntegra:
Escrevemos para expressar nossa extrema preocupação com a segurança e o paradeiro de nosso colega e amigo Dom Phillips, e Bruno Araújo Pereira, com quem Dom estava viajando. Dom é um jornalista respeitado globalmente com um profundo amor pelo Brasil e seu povo.
Como você saberá por inúmeras reportagens da imprensa, Dom e Bruno estão desaparecidos na Amazônia há mais de três dias. Suas famílias, amigos e colegas solicitaram repetidamente assistência de autoridades locais, estaduais e nacionais e serviços de emergência.
Como editores e colegas que trabalharam com Dom, agora estamos muito preocupados com relatos do Brasil de que os esforços de busca e resgate até agora têm recursos mínimos, com as autoridades nacionais demorando a oferecer assistência mais do que muito limitada.
Pedimos que você intensifique com urgência e recorra totalmente ao esforço para localizar Dom e Bruno, e que forneça todo o apoio possível às suas famílias e amigos.
Os dois estavam numa embarcação de pequeno porte e desapareceram num trecho entre a comunidade São Rafael e o município de Atalaia do Norte, região que vive sob constante conflito. Eles já faziam expedições na área fronteiriça com o Peru desde 2018 e já sofreram ameaças de morte de madeireiros e garimpeiros que tentam dominar o local.
“O Brasil está vivenciando um momento de descaso total e revés político em relação às políticas indígenas. Essas inseguranças têm sido parte de nosso cotidiano”, afirma o indígena Rodrigo Tremembé.
Leia também:
- Polícia identifica suspeito de matar homem com cerca de 10 tiros em frente a distribuidora de bebidas, no DF
- Casal morre e bebê fica ferido durante acidente
- Idoso é preso após arrastar cadela amarrada a motocicleta